A Sessão Cultural da ASRM de junho, que ocorre hoje (18), a partir das 18h, em formato virtual pelo Google Meet, terá como convidado o médico e artista visual Marcelo Zanini. Ele abordará o tema “Meu Percurso Pictórico e Uma Breve História da Arte”.
Em entrevista ao Correio do Povo em dezembro último, Zanini falou sobre a importância da arte na sua vida, a atividade de pintar suas telas abstratas e a inter-relação com a medicina.
Respondendo sobre sua atuação como médico, especialmente a cirurgia facial, sua paixão, comentou que a arte trouxe ainda mais sensibilidade para sua profissão. Discorreu sobre como a arte passou de um hobby até assumir como uma segunda atividade há alguns anos, seu processo criativo e o seu pensamento sobre a pintura.
Para ele, a arte engrandece sua perspicácia cirúrgica; e a medicina, por sua essência humanística, influencia na sua capacidade sensorial artística. “A arte transforma a todos nós e, independente da profissão, ela melhora o entendimento do todo. Talvez, para a profissão médica, seja essencial”, afirmou.
CARREIRA MÉDICA
O Dr. Zanini graduou-se médico em 1987 e realizou sua pós-graduação e residência médica em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial em 1990 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 1999, completou no Canadá e nos Estados Unidos seu treinamento em Cirurgia Plástica Facial em importantes centros universitários dentro da especialidade, com os professores mais proeminentes, como Dr. Peter Adamson (Toronto) e com Dr. Tardy e Dr. Toriumi (Chicago).
Ocupou o cargo de diretor da Associação Médica do Estado do Rio Grande do Sul (AMRIGS) durante o período de 2004 a 2005, foi diretor do departamento de defesa profissional da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOT- CCF) durante o período de 1997 a 2004 e atuou como presidente da mesma associação na gestão 2013 a 2014. Exerceu, ainda, diligente atuação como membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS). Atualmente, é conselheiro e representante do Mercosul da ASSOGOT-CCF. É autor e coautor de capítulos de livros e publicações de pesquisa na área em que atua.