Acolhimento, alegria e emoção foram os principais sentimentos dominantes na reunião ordinária mensal da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, na manhã do último sábado (23), no auditório do CREMERS. Na Sessão Solene Especial, como definiu a presidente da ASRM, Miriam da Costa Oliveira, a entidade acolheu quatro novos integrantes: o Acadêmico Honorário Protásio Martins Costa Alves e três jovens médicos que passam a integrar o Programa Novos Talentos, Fabíola Adélia Perin, Fabiano de Oliveira Poswar e Gisele Meinerz.
E homenageou quatro doutores que alcançaram o limite de idade no Programa, estabelecido em 50 anos.
MEMBRO HONORÁRIO
Nascido na capital em 1932 e neto do lendário Protásio Alves, fundador da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, o novo honorário é filho do médico e professor Almir Alves, como lembrou o Acadêmico Luiz Augusto Pereira que o indicou para a honraria, recebida no evento que foi acompanhado por vários familiares.
Presidente da ASRM, Miriam da Costa Oliveira; Novo Membro Honorário, Dr. Protásio Martins Costa Alves; Acadêmico Luiz Augusto Pereira
NOVOS TALENTOS
A emoção e alegria ficaram por conta dos acadêmicos tutores que elogiaram os diferenciais de seus indicados ao posto de Novo Talento, e também dos Acadêmicos que saudaram carinhosamente médicos que deixavam o programa ao atingir a idade limite. A programação foi acompanhada pelo Acadêmico e ex-presidente Luis Lavinsky idealizador do programa criado em 2020 em meio à pandemia da Covid 19 para renovar e oxigenar a entidade.
Presidente da ASRM, Miriam da Costa Oliveira; 1° Vice-Presidente, Sérgio de Paula Ramos; Ex-Presidente da ASRM, Luiz Lavinsky e 1° Secretário, Jefferson Piva
O Acadêmico Waldomiro Manfroi identificou-se como tutor e “também paciente” do doutor Luis Beck da Silva Neto, que também é escritor como ele.
Dr. Luis Beck da Silva Neto e Acadêmico Waldomiro Manfroi
Tutorado pelo Acadêmico Gilberto Schwartsmann representado no ato pelo diretor do Programa, Acadêmico Rogério Sarmento Leite, o médico Fernando Gerchman aproveitou para informar sobre as avançadas pesquisas tecnológicas no campo da endocrinologia que está desenvolvendo no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Dr. Fernando Gerchman e Acadêmico Rogério Sarmento Leite
O Acadêmico Paulo Prates arrancou risos da plateia ao prometer que não ia elogiar seu tutorado e filho Paulo Roberto Lunardi Prates, “o mais lindo bebê nascido na maternidade de Houston” (onde o pai fazia curso de aperfeiçoamento) e “o melhor cirurgião cardíaco do RS e quiçá do Brasil”.
Acadêmico Paulo Prates e Dr. Paulo Roberto Lunardi Prates
O Dr. André Borba Reiriz foi definido pelo seu tutor Acadêmico Darcy Ribeiro Pinto Filho como “excelente oncologista, médico estudioso, que gosta de gente e de compartilhar conhecimento”.
Dr. André Borba Reiriz e Acadêmico Darcy Ribeiro Pinto Filho
O Acadêmico José de Jesus Camargo saudou a novata Fabiola Perin, como pioneira cirurgiã na área torácica e primeira médica a presidir a Sociedade de Cirurgia Torácica do RS (SOCITORS) da qual ele foi um dos fundadores.
Dra. Fabíola Perin e Acadêmico José de Jesus Camargo
Ao Acadêmico Valter Duro Garcia coube a difícil tarefa de apresentar Gisele Meinerz, ausente por estar em curso de estudos clínicos nos Estados Unidos. “Ela nasceu em Passo Fundo em 1981, mas já recebeu até prêmio internacional”, disse ele, sobre a nefrologista especialista em transplantes renais na Santa Casa.
Acadêmico Valter Duro Garcia
Representando o Acadêmico Roberto Giugliani, o Acadêmico Flávio Kapczinski apresentou o geneticista Fabiano de Oliveira Poswar, graduado em Montes Claros, Minas Gerais, mas que atua no RS, pelos avanços em diagnóstico e tratamento de doenças raras.
Acadêmico Flávio Kapczinski e Dr. Fabiano de Oliveira Poswar
PREVENÇÃO
A entidade ainda prestou reconhecimento a um integrante da comunidade, o empresário Sérgio Gabardo da área de transportes de cargas por suas iniciativas na prevenção de doenças, com campanhas fixando cartazes em sua frota de 900 caminhões e promovendo conferências de profissionais de saúde para conscientizar funcionários e colaboradores transmitidas online para suas empresas no RS, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás e com representações em países da América do Sul. “A prevenção é a maior condição para enfrentar a doença, evitando o mal e mesmo afastando, ocasionalmente vocês, médicos”, disse, brincando com os Acadêmicos presentes, todos vestindo traje solene com pelerine verde adornado pela medalha dourada da ASRM.
A cerimônia de homenagem, sugerida pelo Acadêmico Cláudio Telöken, foi prestigiada por autoridades do sistema judiciário do trabalho.
Presidente da ASRM, Miriam da Costa Oliveira, Membro da Comunidade Homenageado, Sr. Sérgio Gabardo, Acadêmico Cláudio Telöken
Cobertura jornalística da Sessão Solene Especial: Por André Pereira