A Linha do Tempo da História da Medicina no Rio Grande do Sul, em apresentação gráfica, é uma forma reduzida do texto-documento de mesmo nome, desenvolvido pelo Acadêmico Carlos Antonio Mascia Gottschall, a ser consultado na íntegra em link no site da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Ilustra datas de atos médicos significativos na Medicina no estado, sem a pretensão de nominar o amplo leque de instituições, sociedades, especializações e honrarias médicas que perfizeram e perfazem a História médica local. As fotos foram compiladas pela Acadêmica Miriam da Costa Oliveira, com o auxílio da historiadora Véra Lucia Maciel Barroso.
1737
Primeiro médico-cirurgião militar a desembarcar no RS, o português Sebastião Gomes de Carvalho.
1821
Primeira inoculação de vacina antivariólica por civis no RS.
1826
Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) abre assistência a pobres e escravos.
ISCMPA na primeira metade do século XIX
1884
ISCMPA começa a tratar doentes e funda-se o Hospício São Pedro.
Hospital São Pedro no início do século XIX
1887
A gaúcha Rita Lobato é a primeira mulher a formar-se em Medicina no Brasil.
1890
Edmundo des Essarts em Pelotas, no RS, introduz vacina antivariólica, soro antidiftérico, autoclave para cirurgia asséptica e utiliza pioneiro aparelho de RX.
1892
Fundação da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, visando combater a “liberdade profissional” positivista.
1897
Primeira apendicectomia no RS, praticada por Sarmento Leite.
1898
Fundação da Faculdade de Medicina de Porto Alegre (Famed). 1º. Diretor: Protásio Alves.
Sedes da Famed de 1900 a 1924 e de 1924 a 1974
1901
Primeira radioterapia no RS e no Brasil por Becker Pinto para tratar tumor de pele.
1904
Formatura da primeira turma de médicos pela Famed, onze homens e uma mulher.
1906
Criação da Diretoria de Higiene do RS, dentro da Secretaria do Interior e Exterior, embrião de futura Secretaria de Saúde.
1906
Primeiro concurso público para catedrático na Famed: João Baptista Marques Pereira para Histologia, Microbiologia e Anatomia Patológica.
1908
Mario Totta assume a Cátedra de Clínica Obstétrica, descartando atividades de parteiras, curiosas ou alternativas.
1909
Fundação do Instituto Anatômico da Famed por Sarmento Leite, o mais avançado do país.
1910
Fundação do Instituto Pasteur, visando tratar vítimas de animais hidrófobos.
1911
Fundação do Instituto Oswaldo Cruz e realizada primeira reação de Wassermann no RS.
1911
Primeira produção de pneumotórax artificial para tratamento de tuberculose, por Serafim Grazzini.
1912
Fundação do Centro Acadêmico de Medicina, recebendo o nome de Centro Acadêmico Sarmento Leite.
1915
Sarmento Leite é eleito diretor da Famed, garante seu funcionamento por 20 anos, consolida união com ISCMPA como área de ensino clínico e cirúrgico.
1915
Instalação do primeiro Bloco Cirúrgico no RS, na ISCMPA, contando com últimos recursos. Antes, cirurgias realizavam-se nas enfermarias.
1919
Conclusão do primeiro projeto de saneamento no RS, em Santa Maria, por Astrogildo de Azevedo, inspirador de outros no RS.
1920
Lançada primeira revista de Medicina no RS, “Arquivos Riograndenses de Medicina”, pela Sociedade de Medicina de Porto Alegre.
1922
Antonio Saint Pastous funda pioneiro Instituto de Radiologia Clínica em Alegrete, trazendo-o para a capital em 1928.
1926
Jacintho Godoy Gomes inaugura nova era da Psiquiatria no RS ao assumir a direção do Hospital São Pedro (1926-1932 e 1937-1951).
1930
Inauguração do Hospital São Francisco, primeiro anexo e aporte financeiro à ISCMPA - que deixa de funcionar apenas por doações -, seguido ao longo dos tempos por grande complexo hospitalar.
1931
Fundação da chamada 1ª Entidade Médica do RS, o Sindicato Médico (SIMERS), visando segurança e defesa profissional.
Ata de Fundação do SIMERS e 1ª Secretaria
1932
Fim do “exercício livre da Medicina”, segundo a doutrina positivista, por não diplomados, curiosos e charlatões.
1932
Nasce a Urologia como especialidade, que engloba Nefrologia, com o concurso de Homero Fleck para Livre-Docente da Famed.
1934
Organizada a Sociedade Riograndense de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra, e a seguir, por Raul di Primio, Hospital para leprosos.
1934
Federalização da Famed ainda na gestão de Sarmento Leite, pela anexação à Universidade de Porto Alegre.
1934
Criação da Secção de Cirurgia da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, seguida de muitas outras sociedades médicas estaduais.
1934
Maurício Seligman é precursor da Endocrinologia no RS, especializando-se no tratamento da diabete.
1934
Raul di Primio publica diretrizes sobre diagnóstico, tratamento e notificações de doenças parasitárias e infecto-contagiosas no RS.
1937
Fundação das Sociedades de Oftalmologia e Otorrinolaringologia por Ivo Correa Meyer e João Valentim (foto).
1938
Realização do primeiro transplante de córnea no RS por Ivo Correa Meyer na ISCMPA.
1939
Criação do primeiro Dispensário Anti-Tuberculoso no RS, por Edmundo Nascimento, contando com diagnóstico e orientação terapêutica.
1940
Inaugurada a Colônia Itapuã para leprosos. Nos anos 1960 o tratamento ambulatorial e precoce da Hanseníase permitiu desativá-lo.
Colônia Itapuã na década de 40
1940
Inauguração da Maternidade Mario Totta na ISCMPA, dando atendimento gratuito a mães carentes e terminando com a “roda dos expostos” para descarte de crianças indesejadas.
Berçário da Maternidade em 1940
1940
Francisco Orcy instala em Uruguaiana a primeira Clínica Cardiológica completa no RS, faz estudos epidemiológicos, relaciona angina com fumo e é co-fundador da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
1941
Criação efetiva do Departamento Estadual de Saúde, com expansão de vários postos de atendimento preventivos e terapêuticos e grande contribuição de Felicíssimo Difini.
1941
Criação da Associação Médica de Combate ao Câncer no RS, por Antonio Saint Pastous.
1943
Primeiro tratamento com Penicilina, em Porto Alegre, por Thomaz Mariante, com 15 ampolas em gelo, na casa de paciente com endocardite bacteriana.
1944
Fundação do Hospital de Pronto Socorro Municipal de Porto Alegre, o primeiro hospital emergencial clínico e cirúrgico , atuando ininterruptamente no RS, sendo primeiro diretor Luiz Sarmento Barata.
1945
Flavio Kroeff Pires inaugura e chefia por 25 anos o serviço pioneiro de Anestesia e Reanimação do Pronto Socorro. A seguir é nomeado primeiro anestesista da ISCMPA e da Famed.
1946
Primeira pneumectomia no RS, na 10 Enfermaria da ISCMPA, por Augusto Maria Sisson e Fernando Carneiro Becker (foto).
1946
Fundação do Instituto de Neurocirurgia (Pavilhão São José da ISCMPA) por Elyseu Paglioli, um marco na Neurocirurgia nacional e internacional.
Pavilhão São José, 1945
1947
Criada a Secretaria da Saúde Pública e Assistência Social do RS, protagonizando controle ou erradicação de várias doenças, a maioria nas gestões de Germano Bonow (1979-1986 e 1995-1998).
1948
Criação da Enfermaria 29 na ISCMPA, dirigida por Rubens Maciel, extraordinário marco da Famed no ensino, pesquisa e prática de Medicina, celeiro de notáveis.
1948
Primeira angiocardiografia contrastada no Brasil realizada por Darcy Ilha e José Job, na Enfermaria 29 da ISCMPA.
1948
Fundação da Sociedade de Cardiologia do RS (SOCERGS) na sede da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, tendo como primeiro presidente Rubens Maciel.
1949
Primeiro Curso de Especialização em Cirurgia no RS, fundado e administrado por Bruno Atílio Marsiaj.
1949
Primeiro Curso de Traumatologia do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre no RS, lecionado por Sérgio Curtis.
1950
A Famed é integrada à Universidade do Rio Grande do Sul (URGS), instituição que compunha o Sistema Federal do Ensino Superior.
1950
Ivo Adolpho Kuhl realiza a primeira broncoscopia no RS, na ISCMPA.
1950
Criação, por lei federal, do primeiro Curso de Enfermagem no RS, o qual, em 1960, se tornou unidade independente.
1951
Fundação da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) – segunda entidade médica do RS, visando obter ganho intelectual e cultural pelo associativismo médico.
1952
Fundação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) – terceira entidade médica estadual com finalidade de controlar registro profissional, fiscalizar atuação profissional e julgar processos éticos.
Ata de fundação do CREMERS
1952
O neurocirurgião Elyseu Paglioli é nomeado Reitor da UFRGS e faz da inauguração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) o alvo principal de sua gestão.
1954
Início de curso de Medicina em Santa Maria, por pressão de excedentes no vestibular em Porto Alegre, passando à Faculdade de Medicina em 1956 e federalizada em 1960. É a segunda Faculdade de Medicina do RS e a primeira fora de capital no Brasil.
1954
A Sociedade de Medicina de Porto Alegre, fundada em 1892, é incorporada à AMRIGS, mudando o nome para Departamento de Medicina Interna.
1955
Fundada a Sociedade de Reumatologia do RS nas dependências do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, por Antonio Messias.
1956
David Zimmerman funda em Porto Alegre o primeiro Curso de Especialização em Psiquiatria no Brasil. Este é o mais antigo curso de especialização em Psiquiatria no país.
1956
Firma-se a especialidade de Urologia no RS quando assume a cátedra Luiz Sarmento Barata, fundando e dirigindo a revista Urologia, a suas expensas, primeira revista nacional na área e origem da Revista Brasileira de Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia.
1957
Início da Medicina Nuclear no RS, quando Levy Albuquerque e Souza instala em Porto Alegre um cintilógrafo, fornecedor de imagens em preto e branco.
1957
A Enfermaria 29 da Santa Casa, regida por Rubens Maciel, agrega o nome de Serviço Central de Cardiologia da Santa Casa, primeiro serviço universitário dessa especialidade na UFRGS.
1957
Início da Medicina Nuclear no RS, quando o Dr. Levy Albuquerque e Souza instala em Porto Alegre um cintilógrafo, fornecedor de imagens em preto e branco.
1958
Tuiskon Dick no final dos 1960, edificou o primeiro núcleo de pós-graduação sensu stricto no RS.
1958
Início da Residência Médica em Clínica no sul do Brasil, em convênio com a Fundação Kellog, na Enfermaria 38 da Santa Casa, dirigida por Eduardo Faraco, pós-graduação lato sensu.
1958
Fundada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Sul.
1959
Fundação do Instituto de Pesquisas Biológicas da Secretaria de Saúde do RS (IPB) por Newton Neves da Silva, com inserção regional, nacional e internacional.
1959
Primeiro Serviço de Medicina Nuclear universitário, onde iniciam medidas rotineiras de captação de I-131.
1960
José Fernando Carneiro inicia modernização no ensino clínico e cirúrgico e no tratamento da Pneumologia no RS a partir do Pavilhão Pereira Filho.
1960
Fundação do Departamento de Cirurgia da Famed (Enfermaria 30 da Santa Casa), reunindo as cátedras cirúrgicas para funcionarem em conjunto.
1960
Criação do Instituto de Microbiologia da Famed, atualmente integrado na Biocências como Departamento de Microbiologia e Parasitologia.
1960
Primeiro curso de Anatomia Cirúrgica do Tórax e Abdome no RS, criado e ministrado por Nicanor Letti na Famed.
1961
Início das atividades da Fundação da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre - a segunda nesta cidade e a terceira no RS -, por professores da Famed e médicos da Santa Casa.
Fachada da Católica de Medicina em 1961
1962
Criação da quarta Faculdade de Medicina no RS, a Faculdade Católica de Medicina de Pelotas. Seguiram-na várias outras até os dias atuais.
1962
Primeira cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea no RS, efetivada no Departamento de Cirurgia da Famed por equipe liderada por Cid Nogueira.
Blau Fabrício de Souza, Cid Nogueira e Gilberto Venossi Barbosa
1963
Aloysio Achutti cria o Serviço de Cardiologia Infantil do Hospital da Criança Santo Antonio, acrescentando à Pediatria este importante diferencial.
HCSA na década de 50
1963
Criação e organização da Enfermaria 42 da ISCMPA da Faculdade Católica de Medicina, por Jorge Pereira Lima, centro de excelência em Gastroenterologia e Hepatologia.
1963
Primeira hemodiálise no RS, feita em situação emergencial conduzida pelo residente da Enfermaria 29 da Santa Casa, Moacyr Scliar, e pelo professor Moisés Lerrer.
1963
O professor de Patologia Geral, Carlos Candal dos Santos, cria, organiza e introduz cibernética no meio universitário, pioneiro no país e na América Latina.
1964
Estabelecido convênio entre o RS e a UFRGS, esta devendo treinar seus alunos em Medicina Preventiva e Saúde Pública, e o Estado organizar e manter Unidade Sanitária de treinamento, o Centro Médico Social São José do Murialdo.
Prédio do Centro Social São José do Murialdo
1964
Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, inaugura Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) hospitalar, pioneiro serviço no gênero no RS e um dos primeiros do país.
1964
Loreno Brentano realiza a primeira hepatectomia no RS, no Departamento de Cirurgia da Famed.
1966
Criada a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) por Rubem Rodrigues, a primeira fundação médica público-privada do Brasil a dedicar-se ao ensino, pesquisa e prática da Cardiologia.
Primeiro prédio onde funcionou o Instituto de Cardiologia em 1946
1966
Clovis Bopp da Famed cria a primeira Residência Médica em Dermatologia no RS.
1967
Fundação da Associação Gaúcha de Médicos Residentes, sendo João Bianchini primeiro presidente, seguido por Cláudio Marroni.
1968
Extinção do regime de cátedras vitalícias e criação do regime departamental nas universidades. Ao contrário da Cátedra, Departamento permite mais de um professor titular em seu quadro.
1968
Primeira mamografia no RS, realizada por Dakir Lourenço Duarte com aparelho adaptado.
1968
Fundação da Sociedade Brasileira de Otologia pelos gaúchos Nicanor Letti e Rudolf Lang.
1970
Fundação da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
1970
Instituída Empresa Pública de Direito Privado HCPA e em seguida redigido o Estatuto da instituição, sob a reitoria de Eduardo Faraco.
1970
Instalação da primeira UTI Coronariana no RS no Instituto de Cardiologia e o primeiro laboratório de cinecoronariografia.
1970
Primeira revascularização miocárdica por ponte de safena no RS, realizada por Ivo Nesralla e equipe, no Instituto de Cardiologia RS.
1970
Instituída Residência Médica em Cirurgia na Enfermaria 30 da Famed na ISCMPA.
1970
Fundadas e presididas por Bruno Wayhs de Ijuí primeiras UNIMEDs no interior do RS, ação fundamental para interiorização de planos de saúde.
1970
Primeira aplicação do Exame AMRIGS, apelo pioneiro de proposta para qualificação profissional de médicos deste estado e do país.
1971
Inaugurado o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, prestando primeiro atendimento ambulatorial em 1972. Meses depois foi internado o primeiro paciente no setor de Nefrologia, inaugurando-se a cirurgia em 1973.
HCPA na década de 70
1972
Instalação do primeiro curso clínico de pós-graduação no Brasil pelo MEC, o Curso de Pós-Graduação de Pneumologia da UFRGS, coordenado por Mario Rigatto.
1972
João Pedro Escobar Marques Pereira organiza e dirige o Serviço de Hemoterapia do HCPA, oferecendo programa para especialização nessa área.
1972
Carlos Gottschall lidera montagem do Laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do IC/FUC, pioneiro em diagnóstico e intervencionismo por cateter.
1972
Inaugurada em Porto Alegre, RS, a primeira UTI Coronariana no Instituto de Cardiologia do RS.
1972
Criado o Programa de Pós-Graduação-Mestrado Ciências em Gastroenterologia da Famed, sendo o primeiro coordenador José Cutin. O doutorado foi credenciado em 1998.
1972
Origem da Unimed/Federação RS - a maior Cooperativa de trabalho médico do RS -, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, fundada e dirigida por Nilson Luiz May.
1972
Luiz Fernando Jobim inicia no HCPA a Unidade de Imunologia: com esta, o diagnóstico imunológico das doenças infecciosas, da autoimunidade e de imunodeficiências primárias.
1974
Reforma estrutural da Universidade Brasileira extingue a Cátedra vitalícia e cria o Departamento como unidade pedagógica.
1974
Luiz Fernando Jobim organiza o segundo Laboratório no Brasil e primeiro no RS para estudar doadores e receptores, consolidando a imunologia para transplantes renais no RS.
1974
Início efetivo da Pós-graduação, Mestrado e Doutorado, em Nefrologia na Famed, compondo a comissão coordenadora do curso Cesar Costa (coordenador - foto), Oly Lobato, Otto Busato e Loreno Brentano.
1974
Primeiro teste ergométrico em esteira para avaliação cardiovascular, realizado pelo Dr. Iran Castro no IC-FUC de Porto Alegre.
1975
Primeiro ultrassonógrafo no RS é instalado na Maternidade Mario Totta da Santa Casa de Porto Alegre.
1975
O gaúcho Ivo Adolpho Kuhl, aplica pela primeira vez na América do Sul raios laser no tratamento de tumores da laringe.
1976
Primeira Campanha Nacional contra o Fumo por uma entidade médica estadual (AMRIGS).
1976
Início das atividades do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS.
1976
Gilberto Tubino da Silva institui, na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, a primeira disciplina organizada e oficializada de Angiologia e Cirurgia Vascular no RS.
1977
Inaugurada era de transplante de órgãos no RS, na Santa Casa de Porto Alegre, com transplante renal sendo Valter Duro Garcia responsável clínico e Loreno Brentano responsável cirúrgico.
1978
O gaúcho Mario Rigatto é fundador e primeiro Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
1978
Carlos Henrique Menke introduz a cirurgia conservadora do câncer de mama no RS, sendo um dos pioneiros dessa modalidade no país.
1982
Primeira angioplastia coronariana trans luminal percutânea no RS e segunda desobstrução de coronária cronicamente ocluída no mundo, por Carlos Gottschall e equipe.
1982
Roberto Giugliani funda e dirige o Serviço de Genética Médica do HCPA, um dos centros mais completos dessa área no continente.
1984
Realizado o primeiro transplante cardíaco no RS por Ivo Nesralla, Paulo Prates, Renato Kalil, Fernando Lucchese.
Jornal Zero Hora de 3 de junho de 1984
1984
Primeira dilatação por cateter de estenose mitral no RS, no Instituto de Cardiologia do RS, por LaHore Rodrigues e equipe.
1986
Consagração do movimento médico antitabagismo surgido no RS e veiculado pela AMRIGS, transformado em lei nacional voltada para o controle do tabagismo.
1986
Primeiro ecocardiograma fetal no RS, realizado pelo cardiologista pediátrico Paulo Zielinsky no IC-FUC de Porto Alegre.
1987
Criação da Coordenação de Transplantes do RS, servindo de modelo para outros locais do Brasil, por Valter Duro Garcia.
1989
Primeiro transplante de pulmão na América Latina, em Porto Alegre, no Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa, por José de Jesus Peixoto Camargo.
Paciente do primeiro transplante de pulmão na América Latina
1990
Fundação da Academia de Medicina do Rio Grande do Sul, na Sala da Provedoria da ISCMPA, rebatizada, em 1991, de Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM).
Mesa de abertura da fundação
1990
Idealização e implantação do Instituto do Câncer Infantil, modelo referencial em todo o país, por Algemir Lunardi Brunetto.
1991
Instalação da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), quarta entidade médica estadual, baseada em 60 patronos e 60 titulares.
1991
Primeiro diagnóstico por densitometria óssea de osteoporose no RS, por Beatriz Bohrer do Amaral.
1991
Realizado o primeiro transplante de fígado no RS, na ISCMPA, por Guido Cantisani e equipe.
Equipe e paciente do primeiro transplante de fígado na ISCMPA
1991
Miguel Nácul torna-se pioneiro da vídeo laparoscopia e cirurgia vídeo laparoscópica no RS, trabalhando no HCPA.
1991
Primeira ablação por cateter no RS de feixe de condução anômalo, para tratamento de arritmia cardíaca, por Cláudio Medeiros, no IC/FUC.
1993
Criado o Departamento de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da AMRIGS.
1993
Início do Estudo de Coorte de Nascimentos, em Pelotas, por Ana Maria Baptista Menezes, acompanhando hábitos de vida de crianças e desfechos a longo prazo, delineamento pioneiro no nosso meio.
1994
Primeira citometria de fluxo no Brasil em pacientes transplantados, técnica introduzida na Santa Casa por Jorge Neumann.
1995
Inauguração dos transplantes alogênicos de medula óssea no setor de Hematologia e Transplante de Medula Óssea no HCPA.
1996
Primeira citometria de fluxo no Brasil em pacientes transplantados, técnica introduzida na Santa Casa por Jorge Neumann.
1996
Leandro Zimerman introduz no Hospital Moinhos de Vento ablações de feixes arrítmicos por radiofrequência, implante de marcapasso e cardioversor-desfibrilador endocárdico.
1997
Eduardo Pandolfi Passos, do setor de reprodução assistida do HCPA, coordena o nascimento do primeiro “bebê de proveta” no RS.
1998
Primeira detecção do linfonodo sentinela, padrão ouro no estadiamento de mulheres com câncer de mama, por Beatriz Bohrer do Amaral.
2000
Departamento de Endocrinologia da AMRIGS transforma-se em Sociedade Brasileira de Endocrinologia–RS (SBEM-RS).
2002
Início do projeto Platino - Projeto Latino-Americano de Investigação em Obstrução Pulmonar -, por Ana Maria Baptista Menezes em Pelotas, RS, sobre a prevalência da doença pulmonar obstrutiva crônica.
2002
Iseu Gus e cols. publicam pioneiro estudo sobre fatores de risco coronariano da população gaúcha e outro comparativo em 2015, excelente mote para campanhas de saúde pública.
2003
Reativação de campanhas antitabagismo, por meio da campanha Fumo Zero AMRIGS, por Luiz Carlos Corrêa da Silva.
2004
Luiz Lavinsky introduz na América do Sul o primeiro equipamento de emissões otoacústicas e o primeiro implante coclear multicanal no sul do Brasil e a primeira reabilitação labiríntica por imagem virtual.
2004
Miriam da Costa Oliveira constrói projeto de transformação da FFFCMPA em Universidade, aprovando-o em 2008 com o nome de Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, sendo sua primeira reitora.
2007
Inaugurado o Museu de História da Medicina (MUHM), mantido pelo SIMERS, sendo primeiro diretor Germano Bonow.
2007
Cesar Victora em Pelotas produz trabalhos de pesquisa sobre a importância do aleitamento materno infantil de grande repercussão internacional.
2008
Primeiro implante de válvula aórtica por técnica percutânea para tratar estenose aórtica (TAVI) no RS, por Rogério Sarmento-Leite e equipe.
2009
Fundação da Associação Gaúcha de História da Medicina, sendo fundadores diretores Luiz Guilhermano, Maria Helena Lopes e Carlos Gottschall, este Presidente de Honra.
2011
O Ministério da Saúde explicita a vontade de que outros hospitais universitários do país sigam o modelo do HCPA, o único federal não deficitário.
2012
Fundação do Instituto do Cérebro por Jaderson Costa da Costa, na PUC, em Porto Alegre.
2015
Pioneira valvuloplastia mitral por via transeptal atrial, no RS, com implante de mitral clip, no IC-FUC, coordenada por Rogério Sarmento Leite.
2015
Primeira ressecção de aneurisma cerebral em paciente acordado, no Instituto de Neurocirurgia da ISCMPA, por Marcelo Paglioli Ferreira e equipe.
2020
Lançamento do livro Academia-Sul-Rio-Grandense de Medicina, 30 anos, 1990/2020, sob a presidência de Carlos Henrique Menke, tendo como colaboradores: Waldomiro Manfroi (coordenador), Blau Souza, Carlos Gottschall e Darcy Pinto Filho.
2022
Lançamento do livro Patronos da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, sob a presidência de Luiz Lavinsky, sendo editor Paulo Prates.
2023
Miriam da Costa Oliveira é eleita a primeira mulher presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, sendo reeleita em 2024.
Design: Diogo Baigorra
Criação digital: Maurício Scholl Schell
Agradecimentos: Acadêmico Germano Mostardeiro Bonow e Secretária Marcia Macedo
Planejamento e Produção: Miriam da Costa Oliveira – Presidente da ASRM gestões 2023 a 2025