Pesquisar

Cadeira 32

Carlos Osório Lopes

Nasceu em 22 de junho de 1914, em Rivera, Uruguai, tendo mais tarde, quando se transferiu para Porto Alegre para estudar Medicina, adotado a nacionalidade brasileira.

Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1936. Especializou-se em Radiologia e exerceu a profissão em Porto Alegre. Em 1938 casou-se com Ruth Calleya com quem teve três filhos: Luiz Carlos (1939), médico psiquiatra, Maria Helena (1941) e Marta (1947).

Foi membro Fundador do Colégio Brasileiro de Radiologia, em 15 de setembro de 1948, no âmbito da 1ª Jornada Brasileira de Radiologia, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Foi professor honorário de Radiologia das universidades da Argentina, Uruguai e Paraguai. Foi professor da disciplina de Radiologia da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre quando de sua fundação nos anos 60.

Foi presidente do Rotary Clube de Porto Alegre e posteriormente governador de um distrito rotário. Presidente do diretório do Partido Libertador em Porto Alegre e candidato a deputado federal pelo mesmo. Foi convidado a ser secretário de saúde do governo de Perachi Barcelos, cargo que não aceitou.

Aposentou-se como Professor da Universidade de Rio Grande (FURG) em 1995. Faleceu em 25 de julho de 2008, em Porto Alegre.