Pesquisar

Cadeira 37

Gustavo Py Gomes da Silveira

Nasceu em Porto Alegre em 1941. Fez o curso primário na Escola Experimental Presidente Roosevelt e o curso secundário no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde atuou em atividades político-estudantis. Por três meses, estudou numa École Communale de Paris, em 1957. Formou-se pela Faculdade Federal de Ciências Médicas (FFCM) de Porto Alegre (1968). Durante o curso médico, foi Interno da Enfermaria 10 da Santa Casa (Serviço de Cirurgia Geral de Mulheres e Ginecologia do Dr. Fernando Pombo Dornelles) de 1964 a 1968. Doutor em Medicina por Defesa de Tese (1968), com o título Alterações Histológicas Imediatas Provocadas pelo Citrato de Clomifene no Endométrio Humano Pós-menopáusico, aprovada com distinção. Fez pós-graduação em Ginecologia na Clínica Obstétrica e Ginecológica da Universidade de Roma (1969/1970), estagiando também na Universidade de Firenze, na de Paris, na de Stockholm e na de München, nos seus respectivos serviços de Ginecologia. Em 1982, fez curso de Oncologia Ginecológica na Tulane University Medical Center, New Orleans/EUA.

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (1972) e em Mastologia (1984) pela A.M.B. e Conselho Federal de Medicina. Professor de Ginecologia da FFCM, ingressando em 1971, como Auxiliar de Ensino, passando a Assistente (1978), Adjunto (1982) e, por concurso público, a Titular (1989). Professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da PUC/RS, como Assistente (1978), Adjunto (1977) e Titular (1987), atuando na Chefia do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (1975-1994) e na Chefia do Serviço de Ginecologia do Hospital Universitário no mesmo período. Professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como Assistente, por concurso público de títulos e provas (1980-1984).

Foi Chefe do Ambulatório de Prevenção e Controle do Câncer Ginecológico e Mamário da Secretaria da Saúde (Ambulatório n° 1), de 1974 a 1984 e co-Coordenador do Curso Continuado de Cancerologia Aplicada à Ginecologia, da Secretaria da Saúde, de 1976 a 1984. Médico do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 1968 (Serviço de Ginecologia do Prof. João Gomes da Silveira), assumindo a Chefia do Serviço de Ginecologia a partir de 1989. Foi chefe do Serviço de Oncologia Ginecológica e Mamária do Hospital Santa Rita, da Santa Casa, desde 1990, quando criou o Serviço. Foi Irmão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e membro da sua Mesa Administrativa desde 1991. Professor do Curso de Especialização em Oncologia da Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre desde 1985, na área de ginecologia e mastologia. Professor do Curso de Pós-graduação stricto sensu da FFCM e Santa Casa desde 1991. Pesquisador cadastrado e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, desde 1975. As atividades associativas incluem a participação em diversas gestões na diretoria da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia (SOGIRGS), anteriormente Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da AMRIGS, tendo sido seu Presidente (1977-78). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica, SOBENGI (1987 a 1988) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia Oncológica (SOBRAGON) desde 1997. Na Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), foi membro da Comissão Nacional do Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), Vice-Presidente da Comissão Nacional de Oncologia, Presidente da Comissão Nacional da Oncologia do Trato Superior e membro da Comissão Nacional de Oncologia. Na Sociedade Brasileira de Mastologia, foi membro da Comissão de Pós-Graduação. Integrou a comissão editorial de várias revistas da especialidade, como a Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a Fêmina, a Revista da AMRIGS, entre outras. Presidiu conclaves regionais e nacionais, atuando na comissão organizadora ou na comissão científica. 

Sua produção científica inclui mais de cem comunicações apresentadas em congressos nacionais ou internacionais, oito publicações no exterior, 93 em revistas nacionais, 66 publicados sob forma de resumo, 41 capítulos de livros, cinco livros editados, 68 conferências, 112 participações em mesas redondas/simpósios, 88 cursos extra-curriculares ministrados, orientação de quatro trabalhos de mestrado e de cinco bolsas de iniciação científica.

Linhas de pesquisa: Cirurgia conservadora e radical do câncer de mama, no câncer de ovário e no câncer de vulva; diagnóstico endoscópico, lesões precursoras, papel da histerectomia via vaginal no câncer de endométrio; cirurgia conservadora e radical, uso da endoscopia, cirurgia radical por via vaginal no câncer de colo uterino. Foi pioneiro da laparoscopia ginecológica e da histeroscopia em ambiente universitário no Rio Grande do Sul, publicando o primeiro livro brasileiro sobre laparoscopia e os cinco primeiros trabalhos nacionais sobre histeroscopia. Introduziu em nosso meio a histerectomia via vaginal na ausência de prolapso e a cirurgia radical centrípeta para câncer do colo do útero. Ocupou a cadeira 37 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, cujo patrono é seu pai, João Carlos Gomes da Silveira. Faleceu em 2017.