Pesquisar

Cadeira 15

Ivo Adolpho Kuhl

Médico, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 12 de dezembro de 1945. Cursos de Especialização em Otorrinolaringologia nas Universidades de Illinois (1948-1949) e de North Western, Chicago, Illinois em 1953 -1954.

Docente Livre em Otorrinolaringologia, através de concurso de Títulos e Provas, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1957.

Aprovado em concurso de Cátedra pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1958. Nomeado professor Catedrático da mesma Faculdade de Medicina em 1962.

Nomeado diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1982, depois de exercer várias atividades acadêmicas nos conselhos da Faculdade e principalmente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor Orientador e Fundador do Curso de Mestrado em Otorrinolaringologia durante os anos de 1976 e 1977, não credenciado pelo Conselho Federal de Educação por falta de outros professores titulados.

Professor da Disciplina de Broncoscopia no Curso de Mestrado em Pneumologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Medalha recebida por serviços prestados durante 30 anos à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em 1977.

Medalha da Faculdade de Medicina da Universidade de Montevidéu, Uruguai, pelos quinze anos de docência prestados naquela escola, em 1978.

Comenda de Oficial da Ordem do Mérito Médico, concedida pela Presidência da República do Brasil em maio de 1997.

Comenda de Oficial da Ordem Soberana de Malta. São Paulo 1997.

Membro Fundador da Academia de Medicina do Rio Grande do Sul.

Homenagens dos Otorrinolaringologistas de São Paulo e do Nordestes pelo pioneirismo na América do Sul no emprego dos raios laser no tratamento dos tumores de laringe.

Autor de vários artigos médicos em revistas nacionais. Autor dos seguintes livros técnicos da especialidade em nosso meio: Traqueostomia, indicações e técnica cirúrgica, Fenestração labiríntica; Manual Prático de Laringologia; Laringologia – Prática ilustrada; Laringologia – Prática Ilustrada, 2ª edição; Laringologia Endoscopia, arte e ciência, 1998.