Pesquisar

Cadeira 16

João Polanczyk

Filho de Boleslau Polanczyk e Helena K. Polanczyk, nasceu em Guarani das Missões em 1940. Cursou o primário no Colégio São José, o ginasial no Ginásio Santo Ângelo e o científico no Colégio Rosário, em Porto Alegre. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1959, colando grau em 1964. Em 1965 ingressou, por concurso público, como médico clínico, na Secretaria da Saúde do Estado. 

Participou do Centro Acadêmico Sarmento Leite como Secretário de Administração e Estatística. 

Foi monitor de Cirurgia Geral na 8ª Enfermaria, cadeira de Clínica Propedêutica Cirúrgica, cujo titular era o Professor Arthur Mickelberg. Em 1965 iniciou atividades profissionais em sua terra natal, Guarani das Missões, como médico generalista, onde permaneceu até fevereiro de 1980. Desde cedo deparou-se com uma série de doenças infectocontagiosas, problemas de saúde coletiva, que mais tarde influenciaram o seu trabalho no retorno a Porto Alegre. Em dez anos, como resultados citam-se: cobertura vacinal completa da população exposta aos riscos, ausência de doenças infecto-contagiosas preveníveis por agentes imunizantes disponíveis e 95% dos partos em ambiente hospitalar.

Durante o ano de 1980 cursou a Escola da Saúde Pública do Estado, em convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), especializando-se em Saúde Pública, como sanitarista. Em 1981 e 1982 atuou na 1ª Delegacia Regional de Saúde da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente (SSMA), participando da implantação de uma rede pública para expansão de cobertura assistencial,  na região metropolitana, com a instalação de 120 Postos Avançados. De janeiro a junho de 1982, foi Diretor Geral Substituto da SSMA. Em julho de 1983 coordenou uma comissão que tinha como tarefa identificar e propor soluções para reestruturar e dar condições de funcionamento dos hospitais da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Permaneceu, como Diretor Geral da Irmandade, até fevereiro de 1987. Desde 1993 liderou a implantação do Sistema de Gestão pela Qualidade Total, uma das causas dos resultados alcançados. Participou como membro titular do Conselho Diretor da Fundação Federal de Ciências Médicas, em segundo mandato. Presidiu desde 1997 a ONG Parceiros Voluntários, que tem como missão desenvolver a cultura do voluntariado no estado. Recebeu as seguintes distinções e prêmios: Destaque Médico 1986/1987, Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS); Medalha Cidade de Porto Alegre, Prefeitura de Porto Alegre, em 1991; Distinção Médica 1991/1992, AMRIGS; Prêmio Fernando Carneiro Becker no 2º Congresso do Pavilhão Pereira Filho, em 1992; Título de Cidadão Honorário de Porto Alegre, 1996, pela Câmara Municipal da capital gaúcha; Prêmio Líderes e Vencedores, concedido pela Assembleia Legislativa do RS e FEDERASUL em 1998.