Nasceu em Lajeado, em 17 de maio de 1937, filho do casal Lycério e Rosalina Sperb Barcellos; ele militar, ela dona de casa. Ocupa a cadeira número 2 desde a fundação da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, pois foi um dos nove pioneiros que se reuniam, mesmo antes de 19 de maio de 1990, para dar início à organização da entidade. Cumpriu a formação inicial no curso primário do Colégio Santa Inês e o secundário no Colégio Anchieta, em Porto Alegre. Cursou Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, formando-se em 1961 e especializando-se em Cirurgia Plástica.
Por 10 anos atuou no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), onde foi responsável pelo Setor de Cirurgia Plástica e Queimados. Foi médico do Instituto Nacional de Previdência Social entre 1964 e 1987. Neste período foi responsável pelo setor de Cirurgia Plástica do Hospital da Criança Santo Antônio.
Exerceu a docência, que comporia 38 anos no total, iniciando na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (desde 1964 como Auxiliar de Ensino) e na Faculdade de Medicina da UFRGS. Freqüentou mais de quarenta cursos no Brasil na sua área de interesse e mais de dez no exterior. Tem publicações em capítulos de livros e em revistas médicas (versando sobre cirurgia plástica, fissuras labiais, fissuras labiopalatinas e tratamento ambulatorial de queimados, entre outros). Integrou bancas examinadoras para concursos para professor, para residência médica e para trabalhos de conclusão.
Foi professor homenageado de dez turmas de formandos em medicina. Participou da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, na qual exerceu mandatos como secretário, tesoureiro, vice-presidente e membro do Conselho Deliberativo. Sócio correspondente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva; sócio da Sociedade Latino-americana de Cirurgia Plástica, Membro fundador do Capítulo de Cirurgia Estética e do Capítulo de Queimaduras da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Member of the International Society for Burn Injuries, entre outras distinções.
Casado com a arquiteta Luiza Maria Hoffmann de Barcellos, é pai de quatro filhos, sendo duas médicas.