Jorge Escobar Pereira Lima, filho de Luis Pereira Lima e Zaíra Escobar Pereira Lima, nasceu em Pelotas, em 13 de maio de 1927. Em 1941, quando cursava o quinto ano ginasial, foi obrigado a alterar o seu ano de nascimento sob pena de ter anulado todo o seu curso secundário. Desde então, em toda a sua documentação, o seu ano de nascimento passou a ser 1925. Fez o curso ginasial em Pelotas, no Ginásio Pelotense. Tendo sido o primeiro aluno da turma nos três últimos anos (medalha de ouro concedida pela Loja Maçônica), representou o seu Ginásio no concurso sobre Duque de Caxias, em 1941. Como primeiro colocado, recebeu a medalha de ouro da Liga de Defesa Nacional, patrocinadora do referido concurso.
Em 1942 e 43, cursou o Pré-Médico, no colégio Julio de Castilhos, tendo ingressado na então Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1944. Colou grau em 1949, tendo recebido a medalha de ouro, prêmio Raul Leite, como primeiro aluno da turma.
Em 1950, a convite do professor Rubens Maciel, passou a lecionar, como assistente voluntário, na cadeira de Clínica Propedêutica Médica. Em 1952, transferiu-se para a cadeira de Terapêutica Clínica, sob a direção do professor Eduardo Faraco. Neste mesmo ano de 1952 recebeu o prêmio Mariano da Rocha, medalha de ouro, concedido pela Sociedade de Medicina de Santa Maria, ao melhor trabalho inédito realizado no Rio Grande do Sul e apresentado àquela sociedade.
Em 1955 fez concurso para Livre-Docência de Terapêutica Clínica, tendo lecionado na Enfermaria 38 da Santa Casa de Misericórdia até 1981, quando então se aposentou por tempo de serviço.
Regeu a disciplina de Terapêutica Clínica durante o afastamento do professor Eduardo Faraco para o exercício do cargo de reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 1968 a 1972.
Em 1963 assume a condição de Professor Titular de Gastroenterologia da então Faculdade Católica de Medicina, hoje Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, criando e organizando a Enfermaria 42 da Santa Casa que mais tarde veio a ser reconhecida como Centro de Excelência para o desenvolvimento da Gastroenterologia.
Foi membro fundador da Sociedade de Gastroenterologia do Rio Grande do Sul da qual foi secretário em 1958 e seu presidente em 1959 e em 1966. Foi presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia em 1966-67. Membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia da qual foi 2º vice-presidente no biênio 74-75, secretário geral em 76-77 e presidente no biênio 80-81. Membro da equipe “Abstractors” da Revista Gastroenterology de 1958 a 1965 e da “Clinic Alert” de 1962 a 1966.
Foi-lhe agraciado o diploma de honra ao Mérito pelo Departamento Universitário da Associação Odontológica do Rio Grande do Sul em 1961 e sócio de honra do Departamento Universitário desta mesma associação. É membro correspondente da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo (1961) e da de Buenos Aires (1963). Sócio benemérito do Centro Acadêmico de Santa Maria e membro titular da Associação Internacional para o Estudo do Fígado e da Sociedade Latino-americana de Hepatologia.
Foi considerado “Visitante de Honra” da Faculdade de Medicina da cidade de Rosário, Argentina e “Huespede Distinguido” da cidade de Rosário. É membro titular da Associação Interamericana de Gastroenterologia e Membro Fundador da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.
Vice-diretor da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre durante os anos de 87-88 e seu diretor no quatriênio 88-92.
Foi homenageado pelos doutorandos da Faculdade de Medicina [da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1959, 60 e 61; pelos doutorandos da então Faculdade Católica de Medicina em 66 e seu paraninfo em 1968; homenageado de honra pelos odontolandos da PUC em 1959 e homenageado pelos odontolandos da PUC em 1960 e 63.
Pronunciou a aula inaugural dos cursos da Faculdade de Odontologia da PUC em 1962; da Faculdade Católica de Medicina em 1968, do curso de graduação em Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica do Setor de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná em 1981; do curso de Medicina do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Caxias do Sul em 1987; do curso de Pós-Graduação em Psiquiatria da FFFCM de Porto Alegre em 1990 e da Pós-Graduação em Farmacologia da mesma Faculdade em 1991.
Recebeu a medalha de prêmio pela contribuição à Medicina Brasileira pelo Instituto Coppelman, Rio de Janeiro em 1966. Foi-lhe prestada homenagem especial por ocasião do XXXIII Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e IX Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, como reconhecimento pelas relevantes contribuições prestadas à Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. Em 1980 o jornal Diário da Manhã, de Pelotas, homenageou-lhe conferindo-lhe o diploma Destaque da Zona Sul “pelas relevantes atividades que enaltecem Pelotas e a Zona Sul”.
Estagiou em Nova Iorque durante dois anos, de junho de 56 a março de 58, primeiro na Universidade da Cornell (Hospital Bellevue, Hospital New York) e durante um ano no [Hospital Mount Sinai. Em 1964 estagiou no Hospital Saint Antoine, Paris, no Serviço do professor J. Caroli, quando teve oportunidade de frequentar o curso de Patologia Digestiva Superior no Collège de France. Em 1983-84 voltou ao Hospital Mount Sinai onde, sob a orientação de Fenton Shaffner, frequentou durante três meses o Serviço de Patologia Hepática. Freqüentou o V Hepatic Up Date Metting – Royal Free Hospital, Londres, Serviço da professora Sheila Sherlock, em 1978. Freqüentou também o curso de Pós-Graduação em Gastroenterologia, dirigido por Henry Bockus, em Filadélfia, dezembro de 1957, sob o patrocínio do American College of Physicians.
Foi agraciado com a medalha de honra ao mérito por ocasião do Sesquicentenário da Santa Casa pelos serviços prestados a esta instituição. Recebeu medalha da FFFCM por ocasião do seu 25º ano de funcionamento.
Colaborou com 24 capítulos em diversos livros de Gastroenterologia, tendo publicado 155 trabalhos em diversas revistas nacionais e estrangeiras.
Organizou 22 cursos de Gastroenterologia e participou de 93 cursos incluindo Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos.
Fez mais de 100 conferências e foi relator oficial de jornadas e congressos 45 vezes.
Aposentou-se em 1994, [continuando a lecionar no curso de Pós-Graduação de Hepatologia da FFFCM de Porto Alegre. Faleceu em 29 de abril de 2003 cercado de admiração e carinho por parte de familiares e alunos.