Nasceu em Pelotas em 10 de junho de 1922, filho de José do Amaral Braga e de Ruth Amarante Braga. Graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil em 1945.
Entre 1944 e 1946 foi interno e médico voluntário nas cadeiras de Clínica Propedêutica Cirúrgica e Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, no Hospital Moncorvo da Faculdade Nacional de Medicina no Rio de Janeiro sob regência do professor Alfredo Monteiro.
Especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia. Em 1947 ingressou como cirurgião na Beneficência Portuguesa de Pelotas. Em 1958 iniciou a lecionar na cadeira de Prótese Buco Facial na Faculdade de Odontologia de Pelotas. Assumiu a cadeira de Cirurgia Clínica na Faculdade de Medicina de Pelotas a partir de 1962.
É autor de vários trabalhos em congressos e conferências em sociedades médicas.
Conhecido como Dr. Braguinha entre os colegas, alunos e pacientes em Pelotas, foi homenageado pela Beneficência Portuguesa: em 2022 seu nome passou a identificar a Sala Cirúrgica da instituição hospitalar. Também batiza um logradouro no centro de Pelotas: o Largo José do Amaral Braga Filho.
Foi presidente do Conselho Técnico da Sociedade Portuguesa de Beneficência (Gestão 1991-1992), da qual é Sócio Grande Benemérito.