Pesquisar

Cadeira 20

Luiz M. de M. Gonçalves

Nasceu em 1924 na cidade de Dom Pedrito, filho de Francisco Antonio Gonçalves, médico, natural de Portugal, com formação nas Faculdades de Coimbra e do Porto, e de Edith de Moraes Gonçalves. Do seu casamento com Ruth Gonçalves de Gonçalves nasceram cinco filhos: Ruth Lorena Gonçalves Boeckel, formada em pedagogia; Luiz Mário Gonçalves de Gonçalves, formado em Medicina, com especialização em radiologia; Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves, formado em Direito; Isabel Gonçalves de Gonçalves, formada em Medicina Veterinária; e Carolina Gonçalves de Gonçalves, formada em Psicologia.

Em sua formação fundamental, o curso primário foi realizado em Dom Pedrito, e o secundário, na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé. Cursou o pré-médico em Pelotas, no Colégio Gonzaga, preparando-se para a Faculdade de Medicina, em Porto Alegre, curso que concluiu em 1948. Fez seu aprendizado em clínica médica na 27ª Enfermaria e nos ambulatórios da Santa Casa de Porto Alegre. Foi interno da Maternidade Mário Totta, tendo feito seu treinamento em Cirurgia na 10ª Enfermaria da Santa Casa de Porto Alegre.

Tendo exercido, durante 12 anos, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Clínica Médica, resolveu especializar-se em Cardiologia. Realizou cursos em São Paulo, no Instituto Dante Pazanesse, tornando-se, desde então, assíduo frequentador de cursos e congressos de Cardiologia e da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Desde formado, exerce sua atividade na cidade de Dom Pedrito. Até ser considerado Membro Emérito, ocupou a cadeira número 20 na Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, cujo patrono é o Dr. Edmundo Berchon Des Essarts.