Pesquisar

Cadeira 56

Manoel Antonio Pitta Pinheiro de Albuquerque

Manoel Antonio Pitta Pinheiro de Albuquerque nasceu em Porto Alegre, em 7 de dezembro de 1927, primogênito dos 4 filhos de Coriolano Albuquerque (Juiz de Direito em Santo Antonio, Taquara, Viamão e Cachoeira do Sul e Desembargador em Porto Alegre) e Zaira Pitta Pinheiro de Albuquerque. Casou, em 1951, com Iracema Campos de Albuquerque, com quem partilha até hoje consultório de psiquiatria. Tiveram 3 filhos: Diane M. Campos de Albuquerque, psiquiatra, divorciada, com 3 filhos; Galton de Campos Albuquerque, médico clínico e professor da UFRGS, casado com Beatriz de Mattos Albuquerque, médica; e Liana Albuquerque Kalil, psicóloga, casada com Jorge Elias Kalil Filho, professor titular da Faculdade de Medicina da USP, com 2 filhos.

Alfabetizou-se com a mãe, cursou o primário em colégio público nas cidades onde residiu, e o ginásio com os irmãos maristas em Cachoeira do Sul e Porto Alegre. Cursou Medicina na UFRGS, colando grau em 1951.

Como estudante chegou à presidência da UNE e liderança da bancada gaúcha em congresso da mesma (1949). Sócio Benemérito do Centro Acadêmico Sarmento Leite (1951). Representando a “Ala Moça”, integrou o Diretório Nacional do Partido Libertador (1948).

Formado, especializou-se em Neurologia Infantil na Universidade de Buenos Aires, com Florêncio Escardó. Trabalhou na 14ª Enfermaria de Neurologia da Santa Casa e na clínica privada do Prof. Celso Aquino. Passando a exercer a Clínica Psiquiátrica, estagiou no Hospital São Pedro (1953). Em 1954, foi aprovado em concurso para Médico Psiquiatra Forense do Estado, e depois a Diretor do Instituto Psiquiátrico Forense (1963 a 67). Na UFRGS, começou como Auxiliar de Ensino (em 1959), Instrutor, Assistente e Professor Adjunto. Exerceu as funções de Membro da Congregação da Faculdade de Medicina, como presidente da Associação dos Instrutores, Assistentes e Professores Adjuntos; Coordenador da Comissão de Carreira do Curso de Medicina (COMCARMED); membro da Câmara de Ciências Biológicas e titular do Conselho de Orientação do Ensino e da Pesquisa (COCEP), por 4 anos. Integrou também a Comissão Permanente de Seleção de Alunos (COPESA). Foi primeiro professor titular no Brasil de Psicologia Jurídica em Faculdade de Direito, na Unisinos.

Fora da Universidade, foi Presidente da Sociedade de Neurologia e Neuro-cirurgia do Rio Grande do Sul (1965-6), Primeiro Vice-Presidente (68-9) da Associação Médica Brasileira (AMB), Presidente (70-71) da AMRIGS, criador e membro do Conselho de Examinadores do Exame AMRIGS, Presidente (1981-5) da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), Presidente do XIII Congresso Latino Americano de Psiquiatria, 1983. Membro Titular, Fundador e Presidente da Academia Sul Rio-Grandense de Medicina (1995-6). Vice-Presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (1995-8). Diretor Científico é da Revista da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (1997-99).

Entre as principais honrarias, foi Presidente de Honra do Primeiro Congresso Brasileiro de Psicoterapia Analítica de Grupo (1968); Distinguised Foreign Guest of the 125th Anniversary Annual Meeting of the American Psychiatric Association (1968); Médico Destacado, pela Associação de Alunos da Faculdade Nacional de Medicina UFRJ, 1971; Membro Titular Honorário da Sociedad Uruguaya de Psiquiatria (1982); Membro Ativo da New York Academy of Sciences (1985). Tem trabalhos publicados no campo da psiquiatria e outros em revistas nacionais e estrangeiras.