Telmo Kruse, filho de Saturnino Kruse e Paula Siegman Kruse, natural de Porto Alegre, nasceu em 12 de março de 1921. Cursou o primário no Colégio Farroupilha (1928 a 1931) e o Ginásio no Colégio Rosário (1936). Cursou, na seqüência, o pré-médico no Colégio Júlio de Castilhos (1937-38) e formou-se em medicina no ano de 1945 pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, hoje da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Durante o curso médico, foi estagiário na 9ª Enfermaria, Clínica Médica, da Santa Casa, então dirigida pelo Prof. Aurélio de Lima Py, nos anos de 1940 a 1944, quando passou para a 10ª Enfermaria de Clínica Cirúrgica, dirigida pelo Prof. Alfeu Bicca de Medeiros. Fez concurso para interno da Assistência Pública nos 5º e 6º anos e, com a inauguração do Hospital de Pronto Socorro, em 1944, ficou trabalhando no mesmo até sua graduação. No ano de 1943, foi convidado para fazer parte do Corpo Expedicionário Brasileiro, mas não seguiu para a Itália, pois, no 6º ano da Faculdade, ingressou na Aeronáutica, como aspirante, servindo no Hospital da Base em Canoas, chegando ao posto de 2º Tenente médico da reserva da Aeronáutica. Participou, em 1945, da viagem prêmio (oferecida aos os vinte primeiros colocados durante o curso) às Faculdades de Medicina de São Paulo e Rio de Janeiro.
Foi discípulo do Professor Fernando Paulino no Rio de Janeiro, Fellow do Colégio Internacional de Surgeans e regente do Colégio para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, curso de Mastologia na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Participou de dezenas de congressos, jornadas e simpósios no país e no exterior, apresentando trabalhos e/ou participando da organização. Foi diretor e fundador do Hospital Cristo Redentor, diretor e fundador do Hospital N. Srª. da Conceição, presidente da Comissão de Residência Médica do Grupo Hospitalar Conceição, fundador e diretor do Hospital Fêmina, diretor da Sociedade de Anestesia do Rio Grande do Sul, Secretário da Sociedade de Cirurgia, Presidente do Departamento de Cirurgia da Associação Médica do Rio Grande do Sul, colaborando na fundação desta entidade, membro da Diretoria do SIMERS, secretário do CREMERS. É sócio fundador da AMRIGS, tendo presidido o Departamento de Cirurgia. Figuram, entre as distinções que recebeu, a Medalha Professor Guerra Blessmann, outorgada pela Santa Casa de Misericórdia por ocasião do sesquicentenário da mesma, de Irmão da Santa Casa de Misericórdia, a Comenda Paul Harris do Rotary Internacional e o título de Cidadão Emérito da cidade de Porto Alegre (1991). Foi fundador e 1º secretário da Academia Sul-Riograndense de Medicina.