Pesquisar

Cadeira 59

Ubirajara Índio Carvalho da Motta

Nasceu em 09/06/1931 na cidade de Porto Alegre, à Estrada do Mato Grosso, hoje Av. Bento Gonçalves. Filho de Lydio Vieira da Motta e de Theonila Carvalho da Motta, ambos deste estado e filhos do município de Viamão. Casado com Elsa Vera Oliveira da Motta, professora, hoje dedicada ao lar. Deste casamento tem dois [filhos: José Augusto, engenheiro civil, casado com Martha Costa Motta, servídora da fazenda estadual e Ana Lúcia, advogada, casada com Rubens Fernando Clamer dos Santos Junior também advogado. Tem dois netos, Eduardo e Juliana, filhos de José Augusto.

Viveu sua infância na rua Tobias Barreto do bairro do Partenon em Porto Alegre, fez seus estudos primários no Colégio Santo Antônio, após ter sido alfabetizado por uma professora autônoma -Nilza Buss. Como quase todo o aluno do Santo Antônio ao término do curso primário transferiu-se para o Colégio Nossa Senhora das Dores no ano de 1943, onde permaneceu até a conclusão do curso colegial no ano de 1949. Cursou a Faculdade de Medicina e diplomou-se no ano de 1955 tendo [como paraninfo o Professor Antônio Alves de Padua Azambuja, patrono da Academia Sul-Rio-Grandense. Quando estudante, iniciou a prática médica na Enfermaria 33 da Santa Casa no serviço de Cirurgia Infantil sob a orientação do Dr lvan Faria Corrêa, [seu primeiro mestre na arte cirúrgica. Na mesma época trabalhou como externo no Hospital da Brigada Militar sob a orientação do Dr. Antônio Gilberto Neto Velho, também seu mestre de cirurgia. No ano de 54, prestou concurso e foi aprovado para o Hospital de Pronto Socorro, na qualidade de servidor extranumerário, desempenhando a função de Interno durante o ano de 1955. Ainda nesse mesmo ano, em dezembro prestou concurso de títulos para a primeira turma de Médicos Socorristas e sua mudança de Interno para Médico do HPS não sofreu solução de continuidade.

Durante a vida estudantil foi eleito representante de turma por cinco vezes, o que lhe valeu o título de “Sócio Benemérito do Centro Acadêmico Sarmento Leite” Iniciou sua vida profissional como médico socorrista do HPS, porém após quatro meses se exonerou e foi trabalhar no interior do estado, ou melhor em Putinga, hoje município, [mas à época 4′ distrito do município de Encantado no Alto Taquari. [Lá em Putinga trabalhou no Hospital Oscar Benévolo por três anos, vindo após a se transferir para a cidade de Garibaldi. Nesse período teve oportunidade em 1961 [de prestar concurso de provas para “Médico Clínico do Estado”[; quando aprovado foi designado para exercer suas funções no Posto de Saúde de Garibaldi. Ainda, em Garibaldi, foi eleito vereador e presidente da Câmara exercendo o mandato por cinco anos, de 63 a 68. No ano de 1967 esteve estagiando no Hospital do Servidor do Estado no Serviço de Cirurgia Pediátrica do Prof. Octávio Vaz. Por convite do Prof. Francisco Marques Pereira, [à época Secretário da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, foi transferido ex-oficio para Porto Alegre indo desempenhar suas funções no gabinete do secretário. No ano de 1969, a convite do Dr. Hélio Souza Santos, então secretário da Administração do Estado do Rio Grande do Sul, assumiu a direção da Biometria Médica do Estado, naquela ocasião, subordinada à mesma Secretaria de Administração. Permaneceu a frente da Biometria por um ano, retomando então ao gabinete do secretário Marques Pereira

No ano de 1968, retomou ao HPS após prestar concurso para “Médico Socorrista” Em 1969 a convite do Prof. Edgar Diefenthaeler, passou a ministrar aulas de Cirurgia Pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio, da Faculdade Católica de Medicina, hoje Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Em julho de 1970, teve reconhecida sua situação de professor assistente da Faculdade Católica. Naquele mesmo ano foi removido, a pedido, do gabinete do Secretário da Saúde do Estado para o Hospital Psiquiátrico São Pedro, no qual. durante cinco anos exerceu a função de [cirurgião, e pode vivenciar o agudo, difícil e sempre presente problema do paciente psiquiátrico.

No ano de 1975, em abril, convidado pelo Dr. Hélio Helbert dos Santos assumiu a direção do Hospital de Pronto Socorro e a convite do prefeito Guilherme Soccias Vilela permaneceu no cargo por dois mandatos, ou seja, oito anos.

Em 1976, na Fundação Faculdade Católica de Medicina submeteu-se a exame de provas e títulos para obtenção do título de Professor [Livre-Docente, quando apresentou a tese “Contribuição para o Estudo da Invaginação Intestinal na Criança” sendo um dos primeiros livres-docentes da fundação. [No ano de 1977, em dezembro, prestou concurso, tendo sido aprovado e classificado para professor assistente da Faculdade de Medicina da UFRGS. [No ano de 1978 passou a professor adjunto da Fundação. Por diversas vezes, exerceu, como substituto, a direção do Hospital da Criança Santo Antônio, onde por mais de vinte anos foi o Chefe do Serviço de Cirurgia. [Quando nomeado professor da Faculdade de Medicina da UFRGS passou a exercer suas funções na Enf. 30 da Santa Casa e lá permaneceu até 1982 quando foi removido para o Hospital de Clínicas. 

No ano de 1987, prestou concurso de provas e títulos para o cargo de “professor titular” da Faculdade de Medicina da UFRGS sendo aprovado [e nomeado no ano de 1989.

A partir do ano de 1968 prestou serviço ao INAMPS, tendo atuado respectivamente no Hospital Presidente Vargas, [de 70-74 no prédio do H. Clínicas, no plantão de urgência do INAMPS do H. da Criança Santo Antônio, no PAM 4[, no PAM 2, onde desempenhou as funções de subchefe e chefe do posto e finalmente no prédio da direção, como assessor. Exonerou-se em 1978, para assumir as funções de professor na UFRGS.

Como professor exerceu diversas funções acadêmico administrativas, como membro do colegiado do Departamento de [Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRGS e da FFFCM de PortoAlegre, membro do Conselho Departamental de arnbas as faculdades e membro da congregação aínda das duas faculdades; na UFRGS fez parte da Comissão de carreira (CONCAR) e, na FFFFCM, da (COCEPE). Ainda em funções acadêmicas e acadêmico-administrativas participou de diversas bancas de seleção de residentes, de prova de concurso de especialista em cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Em atividades em Sociedades Médicas participou como membro efetivo do Conselho de Representantes da AMRIGS e como Delegado da Associação Médica junto à AMB. Exerceu a presidência da Sociedade de Cirurgia Pediátrica do Rio Grande do Sul (78-80) a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (92-94) e a presidência da mesma sociedade (94-97). Como sócio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões exerceu o cargo tesoureiro do capitulo do Rio Grande do Sul (80-83), Více-mestre (83-85) e Mestre do Capítulo 85-88). [Participou de mais de uma centena de jornadas e congressos médicos no estado, país e exterior tendo participação ativa em mais de sessenta deles.

No ano de 1984, entusiasmado com o trabalho de Cirurgia Fetal por parte do professor [Michael Harrison de San Francisco, na Califórnia, iniciou, juntamente com professores da Faculdade de Veterinária da UFRGS, a cirurgia fetal experimental no Brasil. Quando da fundação da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, foi convidado e tornou-se acadêmico fundador, havendo desempenhado as funções de tesoureiro, orador e 2′ vice-presidente. No ano de 1992, tornou-se, por convite, Irmão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. [No ano de 1999, foi escolhido, e passou fazer parte da Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica.

Desde o ano de 1980, faz parte do Conselho Deliberativo da APLUB. Fez parte, ainda, do Conselho de Curadores da Fundaplub, fundação de crédito educativo. A partir de março de 1999, foi escolhido e passou a desempenhar as funções de [vice-presidente da Fundaplub. 

E membro do Conselho Consultivo da revista “Pesquisa Médica” publicação científica da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas e do Centro Acadêmico XXII de março. Faz parte do Comité Editorial Consultivo da revista “Cirugía Infantil” órgão oficial da “Federación de Sociedades de Cirugía Pediátrica del Cono Sur de América”

Foi escolhido professor homenageado da turma de médicos da FFFCM de 1998 e paraninfo da turma de 1999. Faleceu em 2 de maio de 2002, ocupando o cargo de Presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.