Nascido em Porto Alegre em 1922, filho de Arnaldo José da Costa e Magdalena Bruzamolin da Costa. Em 1935 ingressou no Colégio Militar na capital e terminou os estudos secundários no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, ingressou em 1942 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde fez parte do Centro Acadêmico Sarmento Leite e foi fundador da Associação Desportiva dos Alunos da Faculdade de Medicina (ADAFM), e treinador da equipe de futebol, tricampeã universitária. Graduado em 1947, especializou-se em Traumatologia e Ortopedia, Medicina do Trabalho e Fisiatria. Trabalhou no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) por cerca de 30 anos. Conhecido como médico do esporte e professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS) e do Instituto Porto Alegre da Rede Metodista de Ensino (ESEF-IPA),onde lecionou a disciplina: Anatomia Aplicada à Educação Física e aos Desportos. Começou a profissão em Vila Casca, no interior de Guaporé, mas em 1948 foi um dos três médicos aprovados no primeiro curso de Medicina Aplicada à Educação Física e aos Desportos, da Faculdade Superior Estadual de Educação Física (fundada em 1940 e federalizada em 1969).
Em 1948, foi contratado pelas empresas Renner como primeiro médico de clube de futebol profissional do estado. Em 1954 foi campeão invicto nos campeonatos porto-alegrense e estadual como médico do Grêmio Esportivo Renner da capital. Atuou também nos clubes esportivos São José, Cruzeiro e Internacional, Grêmio Náutico Gaúcho e Grêmio Náutico União, na capital, e Floriano (de Novo Hamburgo). E ainda na Federação Gaúcha de Futebol como médico de diversas seleções gaúchas de futebol, voleibol, basquete e pugilismo.
Em 1958 foi idealizador da construção da Escola de Educação Física do RS, inaugurada em 1962. Ali, assumiu como professor assistente de Anatomia inovando com a introdução das aulas práticas feitas no Instituto Anatômico da Faculdade de Medicina da UFRGS. Por esta contribuição, detém o título de Catedrático em Anatomia. Com a unificação dos departamentos, foi um dos fundadores do Departamento de Ciências Morfológicas. Organizou também o curso de Educação Física do Instituto Porto Alegre da Rede Metodista de Ensino. Graças às suas experiências e pesquisas, os dados apurados no trabalho “Lesões Meniscais do Joelho” — que apresentou em congresso no estado — serviram para estabelecer os prazos mínimos para o retorno de atletas às atividades esportivas após a cirurgia. Seu trabalho sobre o Tumor de Célula Gigante do Menisco do Joelho foi cadastrado como o único caso na literatura médica mundial. Ele acompanhou o caso por 32 anos para confirmar um tumor primitivo e não metastático. É membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Alegre. Foi sócio fundador do Conselho Regional de Medicina (CREMERS), da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e da UNIMED-Porto Alegre, tendo sido jubilado por todas elas.
Em 18 de outubro de 2019, no Dia do Médico, foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), onde é registrado com o número 378.
É autor do livro Campereada da Memória que reúne crônicas da jornada profissional e do seu hobby como caçador. Participa do grupo cultural Médicos & Música da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), interpretando músicas de Lupicínio Rodrigues.