Nasceu em 1941 em Santiago. É filho de Zilah Lopes Pinto e do médico, historiador, escritor e patrono da cadeira número 7 da ASRM, Aureliano de Figueiredo Pinto. É casado com Viviane Marie Dulac Pinto, com quem tem quatro filhos. Em 1960 ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde graduou-se em 1965. Ainda estudante, em 1962, foi aprovado em concurso interno de bolsista para provimento do cargo de estagiário do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. Realizou o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral pela UFRGS em 1968. Participou do Programa de Residência Médica em Cirurgia Torácica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) em 1970. Em 1972 passou no concurso para Médico Legista da Escola de Polícia do Rio Grande do Sul. Foi aprovado, em 1976, nos concursos para Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica do então Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS). Concluiu o Mestrado em Pneumologia pela UFRGS em 1979. Trabalhou no Hospital Sanatório Partenon, nos anos de 1978 e 1979. Recebeu aprovação no Exame do Educational Commission for Foreign Medical Graduates em 1976 e no Exame do Visa Qualifying Examination em 1978. Em 1977 passou a professor titular da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrou e coordenou o Programa de Educação Médica Continuada da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
Participou como sócio fundador em 1997 da Sociedade de Cirurgia Torácica do RS (SOCITORS) em Porto Alegre e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) em São Paulo. Foi presidente das duas entidades.
Durante o 20º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, no Rio de Janeiro em 2017, chefiando o Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, foi homenageado com o ‘Tributo ao Professor”, distinção concedida aos que contribuíram para o desenvolvimento da cirurgia torácica brasileira e se destacaram no ensino da especialidade.
Possui vasta e consistente produção técnica e bibliográfica com mais de 180 textos e apresentações de trabalhos, além de participação em bancas acadêmicas e de concursos públicos.
Participou de cerca de 200 eventos, congressos, exposições e feiras nacionais e internacionais.
Aposentou-se da docência de Medicina, mas continua ativo no exercício da cirurgia torácica. É preceptor do Serviço de Cirurgia Torácica do HSL da PUCRS.