Pesquisar

Nadine Oliveira Clausell

Nascida no Uruguai, em 15 de julho de 1958, é filha de Domingos Benito Calixto Tellechea Clausell e Amélia Maria de Oliveira Clausell. É naturalizada brasileira. Possui graduação em Medicina na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1981), seguida de residência médica em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realizou mestrado em cardiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1989. Concluiu o doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na University of Toronto/Canadá (1993) com bolsa CAPES e Pós-doutorado na mesma instituição com foco em pesquisa em mecanismos imunoinflamatórios na insuficiência cardíaca com Fellowship da Heart and Stroke Foundation of Ontario/Canadá. 

Admitida em 1997 por concurso público como professora da Faculdade de Medicina da UFRGS, atualmente é professora titular. Lidera desde 2002 no CNPq o grupo de pesquisa “Aspectos patogênicos e clínicos envolvidos na progressão da insuficiência cardíaca”. Com linhas de pesquisa em insuficiência cardíaca, inflamação e seus aspectos patogênicos, seus projetos envolvendo pesquisa aplicada, bancada e experimentação animal transitam na área de Pesquisa Translacional com enfoque fisiopatogênico, diagnóstico e terapêutico. Também foi coordenadora do PPG Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS durante seis anos. 

Entre 2004 e 2012 coordenou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Sob sua liderança, o HCPA foi contemplado no Edital DECIT/FINEP para a Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospitais de Ensino. Constam de seu currículo; centenas de participações em bancas de mestrado, defesas de teses e qualificações de doutorado. Lista mais de 120 participações em eventos, congressos, exposições e feiras; mais de 80 apresentações de trabalhos e 90 artigos publicados. 

É revisora do periódico Arquivos Brasileiros de Cardiologia e do Brazilian Journal of Medical and Biological Research (de 2002 a 2015).

Sua atuação à frente do HCPA, considerado hospital referência no combate ao coronavírus, durante a pandemia da Covid 19, valeu-lhe o Prêmio Guri RBS 2022. Em 2021, foi agraciada com a Comenda Porto do Sol, concedido pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre e o troféu Grande Oriente, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul; 21º Concurso Inovação no Setor Público, Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em 2017, Melhor Tema Livre Cirúrgica e Experimental – VIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca – GEIC, Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2009 e Melhor Tema Livre Clínico – VII Congresso Brasileiro de Cardiologia – GEIC, Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2008.

Entre 2012 e 2016 exerceu a Vice-Presidência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Desde 2016, exerce a Presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.