Pesquisar

Cadeira 50

Gilberto Tubino da Silva

Nascido em Quaraí em 1939, é filho de Oceano Gomes da Silva e Zilah Tubino da Silva. Estudou no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de cirurgia geral na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, de 1962 a 1964. Residente em 1970 no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital da Gamboa, no Rio de Janeiro, do Professor Ruben Carlos Mayall.

Realizou pós-graduação e mestrado no Instituto Policlínico de Barcelona, no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Professor Fernando Martorell, de 1972 a 1974. É especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, 1976.

É Professor Titular concursado da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Foi chefe do Departamento de Cirurgia e posteriormente diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), de 1986 a 1992.

É membro da Academia Passo Fundense de Medicina desde 1970, da qual foi presidente. Também foi presidente da Sociedade Gaúcha de Cirurgia Vascular, de 2006 a 2010.

Tem inúmeros artigos publicados em revistas médicas no Brasil e no exterior. Criou e editou a revista médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo e, na Unimed do Planalto Médio, a revista Rua, da qual foi editor chefe. Participou como autor de trabalhos em inúmeros congressos médicos no Brasil e exterior.

Fundou e coordenou o Programa de Pós-graduação em Cirurgia Vascular do Hospital São Vicente de Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenou o Programa de Residência Médica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de 1980 até 2014, e também coordenou o Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular no Hospital de Clínicas em Passo Fundo. 

Foi um dos criadores da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular no currículo das Faculdades de Medicina do Brasil e, por essa razão, foi agraciado com a medalha René Fontaine, como membro oficial da Ordem do Mérito Angiológico Rene Fontaine desde 1987, maior láurea que a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular outorga a seus membros. Foi Fellow no International College of Surgery, em 1981. É Membro do International Society For Vascular Sugery (2005).