Filha de Ezelina Larré Barbosa e de Dorval da Rosa Barbosa, nasceu em Uruguaiana em 1945, casada com Mário Ferreira Coutinho, médico neurocirurgião e acadêmico, com quem teve a filha Elisa Barbosa Coutinho, engenheira química, professora da UFRGS. Realizou graduação em Medicina na FFFCMPA, de 1963 a 1968. Especializou-se no Laboratório de Neuropatologia do Instituto de Neurologia Neurocirurgia da Faculdade de Medicina, Universidade Oriental do Uruguai.
Em 1970 torna-se Professora Auxiliar de Ensino na FFFCMPA. Em 1972 realizou Curso de Especialização Professores Universitários na Área da Saúde, Faculdade de Educação, UFRGS. Nos anos seguintes se especializou em Neuropatologia no Instituto Max Planck Pesquisas Cerebrais. Em 1982 concluiu o mestrado em Ciências Biológicas: Fisiologia, UFRGS. Em 1985 é eleita representante dos professores Adjuntos na Congregação da Medicina da UFRGS. Possui doutorado em Medicina: Clínica Médica, UFRGS (1988). Foi professora e orientadora nos seguintes programas de pós-graduação: em Farmacologia Clínica (FFFCMPA, 1988-1989), em Medicina – Clínica Médica (UFRGS, 1985-2005), em Patologia (FFFCMPA, 1993-2016), em Medicina – Neurociências (PUCRS, 1996-2002).
Foi preceptora da Residência Médica em Patologia da FFFCMPA, de 1970 a 1995. Participou de bancas e qualificações de mestrado e doutorado e de concursos para professores titulares de de livre docência. Realizou pós-doutorado no Departamento Neuropatologia, Instituto de Neurologia da Universidade de Londres, Inglaterra (Queen Square) e Instituto de Neuropatologia, Universidade de Zurique, Suíça. Em 1991 se tornou Professora Titular de Anatomia Patológica da FFFCMPA e, em 1993, organizou e coordenou a pós graduação em Patologia. Foi membro do Comitê da Saúde da FAPERGS e do Conselho Diretor da FFFCMPA, consultora ad Hoc do CNPq, e vice-presidente da Associação dos Docentes da Católica (ADOCA, na época referente à Faculdade Católica de Medicina, hoje UFSCPA). Foi ainda Professora Visitante 4 pela FAPERGS na FFFCMPA e Professora Adjunta de Neurologia do Departamento de Medicina Interna e coordenadora do Laboratório de Neurociências do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS.
É especialista em Patologia pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e em Neurorradiologia pela SBNR e Colégio Brasileiro de Radiologia. Desde 1998 é neurorradiologista na Irradial. Participa das seguintes sociedades científicas: SBP, SNNRS, ABNc, SBNR e Internacional de Neuropatologia. Em 2017 publicou o livro Diagnóstico Topomorfológico das Neoplasias Intracranianas, (Di Livros). Participou de capítulos em livros, da publicação de mais 160 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, apresentação de cerca de 200 artigos científicos e mais de 50 cursos e conferências em congressos e outros eventos nacionais e internacionais. Foi editora da Revista Pesquisa Médica da FFFCMPA. Recebeu o título de professora homenageada da FFFCMPA em três ocasiões, fundação da qual é Professora Emérita desde 2006.