Pesquisar

Titular

Cadeira 23

Beatriz Bohrer do Amaral

Nasceu em Porto Alegre em 1953, filha de José Carlos e Isabel Bohrer. Casou-se com o médico Ney Mário Brasil do Amaral em 1976 e tem três filhos: Olavo, médico e escritor, Pedro, advogado, e Felipe, administrador. 


Cursou o primário e o ginásio no Colégio Rio Branco, em São Paulo, e o secundário na Sylvannia High School, em Ohio, EUA, e no Colégio Israelita, em Porto Alegre. Em 1975, graduou-se em Farmácia pela UFRGS, especializando se como Farmacêutica-Bioquímica. Com Bolsa de Pós- Graduação da Fundação Rotary Internacional, conquistou título de Mestre em Endocrinologia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1978.

Em 1979, ingressou na Faculdade de Medicina da UFRGS, graduando-se em 1985. Especializou-se em Ultrassonografia na Radiologia do Hospital das Clínicas da USP e da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Com o marido, também radiologista, fundou a Radimagem – Clínica de Diagnóstico por Imagem, em 1980. Em 1993, estagiou no Serviço de Radiologia no Hospital Mount-Sinai, em Miami. É especialista em Diagnóstico por Imagem em Ultrassonografia Geral pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e Associação Médica Brasileira (AMB), com título de Habilitação em Mamografia e Densitometria Óssea. Foi vice-presidente (1997-1999) e presidente (1999-2001) da Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica (SBDens) e membro do Conselho Científico do CBR de 1999 a 2002. Recebeu o título de Médico do Ano da sociedade em 2001, quando presidiu o IV Congresso Brasileiro de Densitometria Clínica.

Pioneira no diagnóstico da osteoporose no RS, realiza densitometria óssea desde 1991. Realizou o primeiro exame de detecção do linfonodo sentinela em 1998, introduzindo a técnica no RS como padrão ouro para o estadiamento de mulheres com câncer de mama. Periodicamente, visita centros de excelência na especialidade, como o Brigham and Women’s Hospital da Universidade de Harvard, Boston; o Departamento de Radiologia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, São Francisco; o Presbyterian Hospital, Universidade de Columbia e o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York. Desde 1994, organiza o “Simpósio Radimagem de Diagnóstico por Imagem”.

É responsável pelos cursos de atualização em Diagnóstico por Imagem do Instituto Radimagem. Em 1995, criou o Projeto Mulher & Saúde, com o objetivo de informar à população feminina sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Recebeu o reconhecimento da sociedade pelo Prêmio do Instituto Racine, em 2004, da Câmara Americana de Comércio, em 2006, e o Troféu Mulher Cidadã na categoria Saúde e Comunidade, da Assembleia Legislativa do RS, em 2007. Presidiu a Associação Lygia Averbuck do Instituto Estadual do Livro, em 2004 e 2005, e, em 2007, a Associação Amigos da Cultura de Porto Alegre. Em 2012, recebeu o Título Honorífico de Cidadã Emérita de Porto Alegre, pela Câmara de Vereadores. Em 2019, foi condecorada com a Medalha Mietta Santiago, da Secretaria da Mulher da Câmara Federal, e recebeu homenagem especial durante o Torneio Esculápio do Country Club de Porto Alegre pelos 40 anos da Radimagem.