Pesquisar

Titular Falecido

Cadeira 60

Bruno Carlos Palombini

Bruno Carlos Palombini foi Professor Titular de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS e da Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Também foi Professor Permanente de cinco Cursos de Pós-Graduação (Doutorado) da UFRGS e da FFFCMPA.

Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pró-Diretor de Pós-Graduação da Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.

Foi presidente da Comissão que fundou o Curso de Doutorado em Pneumologia da UFRGS, e quatro cursos de Doutorado da Faculdade Ciências Médicas/Santa Casa de Misericórdia (Patologia, Cirurgia, Hepatologia e Microbiologia). Livre Docente (UFRGS) em Medicina Interna.

Orientou 24 Teses de Mestrado/Doutorado e membro de banca julgadora de 42 Teses defendidas nas Universidades do País. Foi coordenador da CAPES, MEC, área de Medicina I.

Foi professor Visitante da “University of Pennsylvania”, EE.UU. Doze conferências proferidas nos EE.UU. e Europa. Diretor Clínico do Pavilhão Pereira Filho, Irmão e Chefe do Centro de Estudos da Tosse da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Autor de 60 trabalhos científicos e resumos publicados em revistas estrangeiras, 228 em revistas médicas nacionais. Autor de quatro livros publicados nos Estados Unidos e no Brasil, e indexados pela Library of Congress of the United States of America.

Autor ainda dos livros Prevenção e Saúde II e co-autor do livro Compêndio de Pneumologia.

Foi membro do Conselho Editorial de 5 periódicos médicos. Viagens de Estudos aos EUA, Canadá, Suécia, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Argentina, Chile e Uruguai. Governador e Regente, para o Brasil, da International Academy of the American College of Chest Physicians.

Foi Vice-Presidente e Secretário da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Foi coordenador, por três anos, da Área de Medicina da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (V Câmara) da UFRGS e da Área da Saúde da FAPERGS.

Foi agraciado com cinco prêmios nacionais e três estrangeiros, na área de medicina e cinco troféus de mérito cívico regionais.

Foi membro de seis Sociedades Científicas estrangeiras, incluindo a New York Academy of Sciences. Citado no Who is who, 1996.

Faleceu em junho de 2015.