Pesquisar

Titular

Cadeira 08

Sérgio Hofmeister de Almeida Martins-Costa

Sérgio Hofmeister de Almeida Martins Costa nasceu em Porto Alegre, em 05/08/1953, filho de Antônio de Almeida Martins Costa Neto e Helena Hofmeister Martins Costa. É casado com Ana Selma Bertelli Picoloto e pai de Gabriela, dermatologista, e Fernanda, advogada.

Estudou no Colégio Anchieta de Porto Alegre. Graduou-se em Medicina pela UFRGS em 1977. Em 1978, ingressou na residência em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em 1980 foi aprovado na prova para título de especialista em ginecologia e obstetrícia da FEBRASGO. No mesmo ano, ingressou como médico contratado do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HCPA como plantonista, tendo permanecido nesta função até́ 1982. Também em 1980, foi contratado como médico plantonista da maternidade do HNSC, tendo exercido a função até 2015. 

Em dezembro de 1980, ingressou como Professor de Ginecologia e Obstetrícia na Faculdade de Medicina da UFRGS, obtendo progressão por mérito até Professor Titular. Pós-Graduou-se na UFRGS, com Mestrado em Medicina – Nefrologia com a dissertação “Tratamento da hipertensão arterial na gravidez: comparação entre hidralazina e nifedipina” e Doutorado em Medicina – Clínica Médica, com a tese “Associação entre proteinúria e desfechos perinatais e maternos em gestantes com hipertensão arterial”. Como docente, recebeu várias homenagens: paranifo dos alunos de graduação em 1992, professor homenageado em 2007 e paraninfo dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia em 1994 e 2003. Dedica boa parte de seu trabalho ao combate à Mortalidade Materna, tendo sido vice-presidente e presidente da CNE de Mortalidade Materna e de Hipertensão Arterial na Gestação da Febrasgo. 

Em 2008, foi homenageado pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná, tendo sido agraciado com o prêmio “Luiz Fernando Braga” por sua atuação na redução da mortalidade materna no Brasil. Recebeu também o prêmio Mérito Febrasgo 2022 por seus relevantes serviços prestados a esta entidade. Entre 2003 e 2006, foi vice-presidente do Comitê de Combate À Mortalidade Materna do Ministério da Saúde do Brasil. No HCPA exerceu diversos cargos médicos e administrativos, foi membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da Comissão de Residência Médica, coordenador da COREME, membro da Comissão de Ética e Deontologia Médica,  do Comitê de Bioética Clínica, supervisor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, Chefe da Unidade do Centro Obstétrico e chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia entre 2007 e 2017.  Na UFRGS, foi conselheiro do CONSUN, membro da Comissão de Pós-Graduação, do programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia, da Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina e Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. 

Como atividade associativa participou de várias diretorias da SOGIRGS, tendo sido presidente desta Associação nos anos de 1995 e 1996. Participou, também, como membro do Conselho Consultivo do SIMERS e membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CREMERS. É membro fundador da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez. Foi membro eleito do Conselho de Administração da UNIMED-POA, membro do Conselho fiscal e diretor financeiro da Fundação Médica do Rio Grande do Sul e gestor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Mãe de Deus.

Tem mais de 350 artigos científicos, capítulos de livros e citações, publicados em periódicos nacionais e internacionais, 12 livros editados, com destaque para os livros Rotinas em Ginecologia e Rotinas em Obstetrícia, referências nacionais na especialidade. Participou da organização de diversos congressos científicos, sendo frequentemente, convidado como palestrante, debatedor, e membro de comissões científicas. Em 2003 foi conferencista convidado no XVII Congresso Mundial da FIGO em Santiago no Chile.Foi empossado na Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina em outubro de 2022, ocupando a cadeira número 8, cujo patrono é o Acadêmico Aurélio de Lima Py.