Nasceu em 21 de outubro de 1946 em Porto Alegre. Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1970. Residência em Medicina Interna na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1972). Doutorado em Clínica Médica, Endocrinologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, em 1975. Pós-doutorado no Guys Medical Hospital School, University of London, Inglaterra, em 1984. Professor adjunto no Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 1974, chefe do Serviço de Endocrinologia, desde 1976, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Clínica Médica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação entre 1984 e 1989, e coordenador do grupo de pesquisa e pós-graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre de 1989 a 1994, coordenador da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina, de 1997 a 1998. Professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Academia Sul Riograndense de Medicina desde 1995. Integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBD), recebeu o ACP-ASIM Distinguished Internist Award, American College of Physicians – American Society of Internal Medicine, em 2000.
Também ocupou o cargo de coordenador do Projeto Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX), a partir de 1997.
No Hospital Escola da Universidade, o HCPA, colaborou na organização dos ambulatórios, criando aquele que viria a ser o Serviço de Endocrinologia. Unindo clínica, pesquisa e ensino, formou gerações de médicos e pesquisadores.
Na UFRGS e no HCPA, colaborou na criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA (GPPG), dando os primeiros passos na organização da pesquisa clínica no hospital. Participou da criação da Biblioteca do HCPA, que por muitos anos abrigou a biblioteca da Famed. Junto a outros professores, criou o Programa de Pós-graduação da Clínica Médica e o de Endocrinologia. Foi fundamental na concepção e execução da obra do prédio que hoje abriga o Centro de Pesquisa Experimental (CPE) que leva seu nome.
Tinha como principais interesses de pesquisa as complicações crônicas do diabetes mellitus e a alimentação saudável, tendo publicado mais de 300 trabalhos. Suas publicações científicas totalizam mais de 70 publicações em periódicos, 49 em revistas internacionais mais de uma centena de trabalhos publicados em anais de congressos, 12 capítulos de livro, além de dezenas de conferências em congressos e simpósios.
No seu pós-doutorado no Guy’s Hospital, em Londres, tornou-se amigo do professor Viberti. Como fruto dessa colaboração, implementou um método de medida da função renal muito utilizado em pesquisa e que foi incorporado à rotina assistencial dos pacientes do HCPA.
Em 2011, participou de um treinamento avançado de meta-análise na Universidade de Bristol (Inglaterra) e, no seu retorno, treinou pessoas que hoje são referência nacional nesse tipo de estudo.
Seu legado no ensino foi expressivo: formou 31 mestres e 32 doutores. Faleceu em maio de 2017 quando foi indicado paraPesquisador Emérito 2017 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prêmio de reconhecimento na comunidade científica. Em junho de 2021, foi homenageado pelo HCPA, emprestando seu nome ao Centro de Pesquisa Experimental (CPE).