Leandro Ioschpe Zimerman nasceu em Porto Alegre, em 21/04/1964, filho de David e Guite Zimerman. É casado com Adriana Bondar Zimerman e pai de André, Tiago e Aline. Estudou no Colégio Israelita Brasileiro, graduando-se em medicina pela UFRGS em 1987. Em 1988 ingressou na residência em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Em 1990, assumiu como médico contratado do CTI do HCPA. Em 1992, obteve o título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Em 1993, apresentou Dissertação de Mestrado em Clínica Médica-Cardiologia, na UFRGS, e, no mesmo ano, foi para a Duke University (Carolina do Norte, EUA), fazer Doutorado-Sanduíche e formação em Eletrofisiologia Cardíaca. Ao voltar ao Brasil, em 1995, foi incorporado ao Hospital Moinhos de Vento e à Cardiologia do HCPA, para desenvolver o campo das Arritmias Cardíacas. Introduziu ou aprimorou várias novas áreas diagnósticas e terapêuticas em nosso meio, como o uso de registradores de eventos, o teste de inclinação com sensibilização, o implante de cardioversores-desfibriladores implantáveis e a ablação por radiofrequência. Ainda em 1995, apresentou Tese de Doutorado. Responsável pelo Setor de Arritmias Cardíacas do Moinhos de Vento, do HCPA e no Hospital Tacchini (Bento Gonçalves).
Iniciou como Professor do Curso de Pós-Graduação em Cardiologia da UFRGS. Em 1999, assumiu como Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, onde é Professor Titular desde 2019. Foi escolhido como homenageado em diversas ocasiões, como médico residente, médico contratado e como Professor da UFRGS, sendo Paraninfo da turma de formandos de 2016/I da FAMED/UFRGS.
Em relação às pesquisas, apresenta algumas dezenas de artigos originais, com publicações em revistas de alto índice de impacto, como The Lancet e JAMA Internal Medicine. Além destes, tem número expressivo de participações em Diretrizes, capítulos de livros, editoria de livros e publicações em anais de Congressos, que resultaram mais de 1000 citações na literatura e convites para ser Revisor de Revistas Científicas nacionais e internacionais.
Foi Presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS) em 2000, sendo desde então membro do Conselho Deliberativo. Em 2008-2009, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), e Presidente do Conselho Deliberativo em 2020-21. Foi Presidente do Comitê de Ética e Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2012-13, e membro da Diretoria desta Sociedade em 2016-17 e em 2020-21. É membro fundador da Latinamerican Heart Rhythm Society (LAHRS), e Fellow do American College of Cardiology (FACC) e da European Society of Cardiology (FESC).
Palestrante regular e membro de Comissões Científicas em Congressos Nacionais e Internacionais na área de Arritmias Cardíacas e Cardiologia, foi Presidente do Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas em 2007, e Presidente do Congresso Brasileiro de Cardiologia em 2019. Também participou da criação de diversos eventos científicos: Jornada de Arritmias Cardíacas do HCPA, Jornada de Cardiologia de Bento Gonçalves e o “Além do Currículo”, onde se discute as habilidades e qualidades que não são ensinadas na Faculdade, como liderança, resiliência e empatia.
Apaixonado por leitura, em 2021 publicou um livro chamado “Férias no Meu Mundo: uma história de reflexões e divagações”. Foi empossado na Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina em outubro de 2022, ocupando a cadeira número 12, cujo patrono é o Prof. Carlos Wallau.