Pesquisar

Titular

Cadeira 10

Liselotte Menke Barea 

Nascida em Porto Alegre, em 1951, filha de Carlos Germano Henrique Menke (imigrante alemão) e Maria Clotilde Menke (freira e enfermeira da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre). Concluiu o ensino fundamental no Ginásio Santa Teresinha (hoje Colégio São João) e o científico no Colégio Estadual Júlio de Castilhos.  Casou-se com Pedro Lourenço Barea em 1974 com quem teve duas filhas, Ludmila (cirurgiã-dentista) e Bianca (médica urologista).

Cursou Medicina na então Faculdade Católica de Medicina (FCM), hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde graduou-se em 1975. Fez Residência Médica no programa de Neurologia entre 1976-1977, nas enfermarias 14 e 15 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sob a direção do Prof. Celso Machado de Aquino, patrono da ASRM. 

No ano de 1978, concluiu Residência Médica em Neurologia Pediátrica orientada pela Prof. Newra Tellechea Rotta. No ano de 1983, através de concurso público, obteve o Título de Especialista em Neurologia Pediátrica junto à Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Pediatria. 

A carreira docente iniciou como Prof. Substituta de Neurologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA, hoje UFCSPA), nos anos de 1986-1987. Em 1989, através de concurso público, ingressou no quadro permanente de professores de Neurologia.

Também atuou como docente nos Cursos de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) nos anos de 1987-1989 e da FFFCMPA nos anos de 2006-2014. Desde 2006, atua como docente da disciplina de Neurologia Aplicada à Fonoaudiologia da UFCSPA.

Em 1992, obteve título de mestre em Farmacologia da FFFCMPA e, em sequência, o Doutorado em Farmacologia,  concluído em 1995. A tese rendeu um multicitado artigo publicado na Revista Cephalalgia.

Na ISCMPA e na UFCSPA exerceu vários cargos administrativos. De 1997 a 2017 atuou como supervisora do Programa de Residência Médica em Neurologia e Neurologia Pediátrica da UFCSPA-ISCMPA. Participa de forma regular desde 2016 na formação e orientação de médicos estrangeiros em Neurologia e Neurologia Pediátrica, provenientes em sua grande maioria do Equador e da Colômbia., uma vez que em seus países de origem não conseguem realizar esta formação qualificada. Por outro lado, esta atividade permite que disseminemos a nossa Neurologia além das fronteiras nacionais, qualificando o atendimento neurológico para a população sul-americana. 

No final dos anos 1990, implantou e coordenou o atendimento de emergência para os pacientes com crise aguda de cefaleia na ISCMPA, serviço pioneiro no RS.

Exerceu o cargo de Pró-Diretora de Graduação na FFFCMPA de 2004 a 2007, período no qual participou ativamente na implantação dos novos cursos de Psicologia, Enfermagem e Fonoaudiologia.  Em 2008, após a transformação da FFFCMPA em Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, assumiu o cargo de Pró-Reitora de Graduação.

Como chefe do serviço de neurologia da ISCMPA,de 2017 a 2023 estruturou a Linha de Cuidado do AVC no SUS para avaliação e tratamento multiprofissional com o objetivo de reduzir a incapacidade gerada pelo AVC e ampliou as sub-áreas da Neurologia como Neurogenética, Neurovascular, Neurocognição, Neuroimunologia, Neuromuscular, Doenças do movimento, Epilepsia  e Cefaleia.

Participou de mais de 300 eventos ao longo da carreira, com inserção em mais de 200 atividades.

Participou em diferentes cargos e comissões da Associação Médica do RS, Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do RS (SNNRS), Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI), Capítulo Gaúcho da ABENEPI, Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). É sócia ativa da International Headache Society (IHS), SBCe, ABN, SNNRS e SBP.

Foi presidente do Congresso Gaúcho da ABENEPI em 1987, assim como do Capítulo regional dessa entidade associativa por 2 anos. Presidiu a SNNRS (1996-1997) e o Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do RS em 1996. Em 2010 presidiu o Congresso Brasileiro de Cefaleia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cefaleia, na cidade de Gramado.

De 1992 até 2002 integrou a Comissão de Ensino da Academia Brasileira de Neurologia, sendo responsável pela implantação de provas regulares anuais de Neurologia nos serviços de Residência cadastrados junto à ABN. Também. Participou durante dez anos na elaboração das provas teóricas e práticas para obtenção do Título de Especialista com Área de Atuação em Neurologia Pediátrica.