Nasceu em Alegrete em 1945. Filho dos médicos: Carlos Marczyk, cirurgião geral formado na UFRGS em 1944, e Elisa Stigler Marczyk, ginecologista e obstetra formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1944. Teve três filhos: Fabiane Fleury Marczyk, médica radiologista formada na UFRGS em 1996, Camile Fleury Marczyk, psicóloga clínica formada na Pontifícia Universidade Católica (PUC) em 2002, e Carlos Stanislaw Fleury Marczyk, médico ortopedista e traumatologista formado na UFRGS em 2005.
Formou-se em Medicina em 1969 pela UFRGS. Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia de 1970 a 1973 no Hospital das Clínicas de São Paulo, da Universidade de São Paulo (USP). Foi auxiliar de ensino de 1974 a 1976, logo após terminar a residência, na própria Faculdade de Medicina da USP. Nesta, fez residência e iniciou a atividade docente, concluindo mestrado em Ortopedia e Traumatologia no ano de 1976. Foi o primeiro mestre formado pela Faculdade de Medicina de São Paulo na especialidade.
Foi chefe de plantão do Pronto Socorro de Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, de 1975 a 1976. Residente em São Paulo, obteve o 1° lugar no primeiro exame brasileiro para título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), prestado em Belo Horizonte em 1973. Dos que foram aprovados, ele foi o primeiro a fazer parte da banca examinadora como titular. Também foi o primeiro dos examinados para obtenção de título de especialista da SBOT, que passou a fazer parte da Comissão Ensino e Treinamento da Sociedade, atividade que exerceu por quatro anos. Foi, após, para a Comissão de Educação Continuada, da mesma sociedade, onde foi vice-presidente.
Em Porto Alegre, dedicou-se à vida acadêmica na UFRGS. Logo chegou a professor do Departamento de Cirurgia, sem deixar de exercer cargos administrativos no mesmo. É Professor Titular de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da UFRGS. Foi chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) por mais de 15 anos. Dirigiu o Departamento Médico do Grêmio Futebol Porto-Alegrense. Compareceu a muitos congressos no país e no exterior. Escreveu artigos, capítulos de livros, fez conferências, participou de mesas-redondas, simpósios e outras atividades. Recebeu homenagens e honrarias em diferentes lugares. Tornou-se Fellow Clinical Research em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de Toronto, Canadá, em 1978. É Active International Member of the American Academy of Orthopaedic Surgeons; Active Member of the International Society of Arthoscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine; Member of the Société Internationale de Chirurgie Orthopédique et de Traumatologie. Diretor científico do Serviço de Traumatologia do Sistema Hospitalar Mãe de Deus de Porto Alegre, foi presidente e fundador da Fundação Médica do Rio Grande do Sul. Membro eleito do Conselho da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Conselho Diretor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, fundou e presidiu a Associação de Médicos Assistentes do HCPA. Foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia. Também foi fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, bem como da Sociedade Brasileira da Cirurgia do Pé. Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Porto Alegre em 2013.