Nascido em Porto Alegre em 1968, filho de Thiago e Eunice Sarmento Leite, casado com Paula Sarmento Leite e pai de Maria Antônia e Bernardo. Estudou no Colégio Aplicação, graduando-se em medicina pela UFRGS em 1992. Em 1993 ingressou na residência em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Em 1995 classificou-se em primeiro lugar no programa de Cardiologia do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC).
Em 1997 iniciou o treinamento em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Em 1999, defendeu mestrado com ênfase no tratamento do infarto agudo do miocárdio. Na sequência, obteve bolsa de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Texas Heart Institute/Baylor College of Medicine, dedicando-se ao desenvolvimento do implante de células tronco nas cardiomiopatias graves com publicações de alto fator de impacto. Em 2001 ingressou no corpo clínico do IC-FUC, no Programa de Pós-Graduação, na preceptoria da residência e no Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, onde ocupou diversos cargos, sendo Diretor Técnico do Serviço de Hemodinâmica. No PPG foi titular de disciplinas, respondeu por linhas de pesquisa e orientações de mestrado/doutorado e participou de bancas examinadoras. Desde 2012 é Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica/Cardiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Desenvolveu as áreas de intervenções extra-cardíacas e terapia celular por cateter; equipou e agregou expertise no campo da imagem e fisiologia coronariana. Sua principal área de interesse é a cardiopatia estrutural, tendo liderança no tratamento transcateter das patologias valvares. Desde 1997 atua no HMV como médico credenciado respondendo por atendimentos clínicos e intervencionistas. Igualmente, colabora cientificamente, na formação dos residentes e com programas de educação continuada.
É fundador e operador da Cardiosinos Cardiologia Intervencionista, que oferece à comunidade local uma gama de recursos de atenção terciária com resolução completa. Participa de comitês, tendo ocupado o cargo de presidente do Departamento de Hemodinâmica. Nacionalmente, tanto na Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) como na Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), obteve os títulos de especialista. Atua em conselhos editoriais, comitês e conclaves científicos com publicações em seus jornais médicos. Na SBHCI, foi Diretor de Comunicações (2006-2009), Diretor Científico (2012-2013) e eleito Diretor Administrativo (2020-2021).
Internacionalmente faz-se presente na Sociedade Latino-Americana de Cardiologia Intervencionista e Transcatether Cardiovascular Therapeutics pertencendo ao conselho científico internacional. Tem 500 participações em congressos, 400 publicações médicas, dezenas de orientações, bancas de pós-graduação, condução de estudos, dezenas de palestras e vários prêmios e honrarias.
Em 2019 foi eleito titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, ocupando a cadeira cujo patrono é seu bisavô, professor Eduardo Sarmento Leite da Fonseca, um dos maiores ícones da medicina de nosso estado.