Pesquisar

Titular

Cadeira 26

Themis Reverbel da Silveira

Nasceu em São Gabriel em 1938, filha do advogado Djalma Gomes da Silveira e da professora Lourdes Macedo Reverbel da Silveira. Após os primeiros estudos, em casa, foi interna no Colégio Americano, na capital, onde cursou o ginásio. Fez o científico, ainda interna, no Colégio Bom Conselho. No ano em que iniciou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1958, também foi aprovada para o Curso de Arte Dramática da UFRGS e, por dois anos, tentou conciliar os dois cursos, o que se revelou impossível. Em dúvida, interrompe a Faculdade de Medicina e permanece por um ano em Paris. Na Sorbonne faz cursos de Civilização Francesa, música e literatura da Idade Média; frequenta conferências, debates e seminários sobre cinema. Lá tem, pela primeira vez, contato com pacientes no Hôspital Saint Louis e se define, de maneira definitiva, pela Medicina.

Por ocasião da formatura defendeu a sua primeira tese, na época chamada de “Doutoramento”, “Hiperbilirrubinemia fisiológica do recém-nascido”. A residência médica foi realizada na Enfermaria 42 da Irmandade da Santa Casa, e o mestrado, na UFRGS, em Gastroenterologia. O doutorado foi entre a UFRGS (Genética) e o Hospital King’s College, em Londres. Foi professora ativa na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, no Hospital de Clínicas e na UFRGS até a aposentadoria compulsória em 2008. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e de Ciências em Gastroenterologia da UFRGS, tendo orientado, até agora, 22 doutorados e 42 mestrados. Fez vários estágios de aperfeiçoamento em Hepatologia no exterior com duração variável de dois a seis meses, na França, no Hospital Kremlin-Bicêtre/Paris em duas oportunidades, e no Canadá, no Hospital Sick-Children/Toronto, em três ocasiões. Coordenou o Grupo de Pesquisas e de Pós-graduação (GPPG) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre durante 8 anos onde implantou o Centro de Pesquisas. Criou em 1994 e coordenou, até 2008, o primeiro centro de Transplante Hepático especializado para crianças do sul do país (THI-HCPA). Desenvolveu intensa atividade como pesquisadora responsável pelos ensaios clínicos no Núcleo de Pesquisa em Vacinas (NUCLIVAC) e em Medicina Translacional (pesquisa básica em animais), no Laboratório Experimental de Hepatologia e Gastroenterologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Em 2009 participou da atividade docente no curso de Medicina da ULBRA. Na UFCSPA, em 2017, inaugurou o laboratório para pesquisas inovadoras com modelo experimental em Zebrafish.

Publicou mais de 200 artigos completos em periódicos especializados nacionais e internacionais, mais de 80 capítulos em livros-texto e apresentou mais de 700 trabalhos em eventos da especialidade. É membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais. 

Na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), foi responsável pela edição da revista durante vários anos. Foi vice-presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Pela atuação profissional, recebeu o honroso título de Cidadã de Porto Alegre, outorgado pela Câmara Municipal, e homenagem da Câmara de São Gabriel.