Pesquisar

Titular Falecido

Cadeira 12

Waldir Veiga Pereira

Filho de Palmiro Sallaberry Pereira e de Marina Veiga Pereira, nasceu em 1939 em Arroio Grande. Cursou ali o primário e o curso secundário na escola Visconde da Graça, em Pelotas. Fez vestibular para a Faculdade de Medicina de Santa Maria, em 1960. Em 1962 foi agraciado em 1° lugar com o prêmio Procienx para estagiar na Escola Paulista de Medicina, onde frequentou o serviço de clínica médica nas divisões de Hematologia e Patologia. Fundou o primeiro Laboratório de Hematologia para diagnóstico de hemopatias e citologia para outras neoplasias, na cadeira de Patologia no Hospital Universitário de Santa Maria. Em 1970 foi admitido na Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia como especialista. Nesse ano também foi aprovado como professor assistente de Clínica Médica na área de Hematologia. Na mesma época já havia fundado um laboratório especializado nas diversas áreas da Hematologia, abrangendo além da oncologia; a imunologia, a coagulação e o fracionamento das hemoglobinas. 

Em 1972 submeteu-se ao concurso Educational Council for Foreing Medical Graduate e, em 1974, estagiou no Michel Rease Hospital em Chicago, onde foi médico assistente e estagiou nas áreas de Hematologia-Oncologia e do Laboratório de Coagulação. Permaneceu no Saint Jude Children’s Research Hospital para ser avaliado para o concurso que contemplava a bolsa David Karnofski aberta à concorrência para médicos e cientistas dos Estados Unidos e do Exterior. Foi aprovado como Fellow de 1975 a 1977. Em 1991 foi aprovado em concurso para professor titular de Hematologia-Oncologia da UFSM. Em 1993 foi assistente para treinamento em Transplante de Medula Óssea no Fred Hutchinson Research Center em Seattle nos Estados Unidos. Em Santa Maria desenvolveu a função de professor de Hematologia-Oncologia da UFSM durante 40 anos. Na década de 1980 participou do primeiro Centro de Transplante de Medula Óssea do RS, onde o procedimento foi realizado pela décima quinta vez no estado. Em 1997 participou da criação do Laboratório de Imunogenética; em 2000, do Laboratório de Citogenética, que foi complementado com a citogenética molecular.

É Conselheiro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e da Sociedade de Oncologia Clínica e membro do corpo clínico Editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Hematologia. É Membro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica e Member Emeritus of the American Society of Clinical Oncology. Ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e Presidência transitória da Sociedade Latino Americana de Oncologia Pediátrica. Por vários mandatos foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Presidiu por dois mandatos a Sociedade de Medicina de S. Maria, onde liderou a fundação da UNIMED. Foi fundador da cadeira de Hematologia das Faculdades Católica de Medicina de Pelotas e da Faculdade de Medicina de Passo Fundo. Exerceu a função de consultor ad hoc da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e foi membro consultivo do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde de 1992 a 1995. Recebeu em 2012 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Santa Maria.