O Acadêmico José de Jesus Peixoto Camargo recebeu o título Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão. O título é conferido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras ou ainda pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos. A cerimônia, realizada no dia 13 de outubro, também agraciou os médicos Helena Bonciani Nader e Ronaldo Damião.
Camargo destaca-se pelo pioneirismo na realização em transplante de pulmão no Brasil e na América Latina, sendo o primeiro a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos. É responsável por metade dos transplantes de pulmão feitos até hoje no Brasil.
Ao se manifestar na solenidade, Camargo falou sobre o caminho que trilhou até o pioneirismo no transplante de pulmão. Comentou ainda a alegria em receber a honraria. “É um momento de grande felicidade para quem recebe porque é um reconhecimento da vida acadêmica e médica que a gente construiu. Reconhecimento é muito bom e reconhecimento dos nossos pares é melhor ainda. Eu estou muito feliz em estar aqui”, declarou.