O acadêmico Darcy Ribeiro Pinto Filho recebeu uma significativa e carinhosa homenagem durante a chamada Reunião Científico – Afetiva, promovida pelos cirurgiões torácicos egressos da formação médica do Hospital Geral e da Universidade de Caxias do Sul. O encontro foi realizado no último sábado, 29 de abril, no auditório do Hospital Geral da cidade da serra gaúcha, a partir das 8h30.
“O evento foi um reconhecimento à grande importância do mestre que é referência na cirurgia torácica e na própria Medicina gaúcha e brasileira”, afirmou a presidente da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul (Socitors), Fabíola Adélia Perin, uma das cirurgiãs egressas no ensino caxiense da qual Darcy Ribeiro foi professor e diretor. “É o nosso modesto agradecimento ao mestre pelo conhecimento científico compartilhado com os residentes e pelas lições de vida que o médico e colega continua nos ensinando”, completou a médica.
TRAJETÓRIA E CASOS
Na programação, o acadêmico e cirurgião torácico do Pavilhão Pereira Filho, da Santa Casa de Porto Alegre, José Camargo, abriu o encontro falando sobre a trajetória profissional de Darcy Ribeiro – que inclui a fundação da própria Socitors em 1995, da qual foi também o primeiro presidente.
Os cirurgiões Gilberto Federle, Alexandre Avino, Fabíola Perin, Eduardo Balester, Rafael Hahn, Bernardo Nicola, Fábio Mendes, Eduardo Generosi, Vitor Pinto e Bruno Pinto, egressos da UCS e Hospital Geral, realizaram apresentações de assuntos técnicos médicos da especialidade.
O encontro foi encerrado com um emocionado pronunciamento do homenageado.