O Acadêmico e Psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, convidado pelo CREMERS, apresentou, na última segunda-feira (01), um panorama sobre os impactos sociais e epidemiológicos do aumento do consumo de maconha. Com 50 anos de experiência em dependência química, o Dr. Sérgio destacou que uma menor percepção de risco leva a um maior consumo da droga. Ele expressou preocupação com a decisão do STF de descriminalizar o porte de maconha, mencionando que, onde isso ocorreu, houve aumento no consumo, dependência, doenças psicológicas, hospitalizações, depressão, ansiedade, suicídios e acidentes de trânsito.
O psiquiatra ressaltou que o uso de cannabis aumenta significativamente as chances de quadros psicóticos. Ele argumentou que descriminalizar o porte de drogas diminui a percepção de risco e fortalece o tráfico, afetando negativamente a saúde pública.
Eduardo Neubarth Trindade, Presidente do Cremers, enfatizou a necessidade de um debate profundo sobre o tema, destacando as implicações sociais e de saúde pública da descriminalização, que pode sobrecarregar ainda mais o já insuficiente sistema de saúde.