I Fórum de debates para o desenvolvimento da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina
No dia 28 de outubro, data de nossa próxima Sessão Ordinária, A ASRM promoverá um Fórum de Debates, que vai permitir aprofundamentos nas questões reiteradamente levantadas pelos ilustres acadêmicos. Por isso é fundamental a presença de todos os senhores e senhoras.
Esta atividade será coordenada pelo acadêmico Luiz Lavinsky, com o apoio de todos os membros da Diretoria. Dividimos os temas em vários blocos, os quais serão estimulados por uma pergunta objetiva, fruto de demandas que nos foram trazidas pelos acadêmicos. Abaixo, apresentamos um resumo destes conteúdos e a forma como pretendemos conduzir os trabalhos, sem que isto tenha caráter deliberativo, mas de discussão.
Para um melhor aproveitamento do encontro,pedimos a gentileza de refletir sobre as questões, acrescentando outros temas de interesse da Academia. O início da sessão acontecerá às 09h, com intervalo para café às 10.30h e encerramento às 12h30 com um pequeno coquetel.
Abaixo, um resumo da programação de nosso Fórum de Debates:
I FORUM DE DEBATES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ACADEMIA SUL RIO-GRANDENSE DE MEDICINA.
DATA – 28/10/2017
LOCAL- Auditório do CREMERS
OBJETIVOS – Debater eventuais modificações do estatuto e do regimento interno e um plano de metas de longo prazo, com vistas ao crescimento da Academia Sul- Rio-Grandense de Medicina
MODELO- Cada item da pauta merecerá um debate, e uma recomendação aprovada por maioria. Com isto, teremos um documento, que será posteriormente circulado entre os acadêmicos, com o título: Recomendações do I Forum de Debates para o Desenvolvimento da Academia Sul- Rio-Grandense de Medicina.
Após período de reflexões, este documento voltará a ser debatido em Assembleia, com poder deliberativo, na qual participarão dois terços do Acadêmicos, o que dará legitimidade às deliberações, no sentido de promover modificações no estatuto e regimento.
Os debates de cada tema contarão com um Moderador (membro da Diretoria) e um Relator escolhido entre os acadêmicos presentes, conforme descrição abaixo. Cada tema terá 15 minutos para discussão.
ALGUMAS SUGESTÕES DE PAUTA:
*GILBERTO SCHWARTSMANN
1) DEVEMOS MANTER OU AUMENTAR O NÚMERO DE MEMBROS TITULARES? O número de médicos no RS aumentou substancialmente desde 1990.
2)CRIAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES. QUAIS? Objetivando ampliar a participação dos Acadêmicos nas atividades da Academia. Comissões regulamentadas pelos regimento interno para gerar regras, legitimidade e longividade do processo.
*CARLOS HENRIQUE MENKE
3) GERAR VAGAS E SELEÇÕES ESPECÍFICAS PARA ACADÊMCOS DE CIDADES DO INTERIOR? Propiciar uma equidade de participantes na esfera Sul Rio-Grandense, evitando uma tendência atual de se torna uma Academia Porto Alegrense.
4) COMO GERAR FORTALECIMENTO ECONÔMICO DA ACADÊMIA? Seria um agente facilitador de varias iniciativas da Academia. Eventos, comunicações, publicações, etc…
*LUIZ LAVINSKY
5) CRIAR UM SÓCIO ASPIRANTE? Propiciaria uma ampliação de participantes na vida da Academia, particularmente profissionais mais jovens, como força motriz para viabilizar inciativas audaciosas.
6) QUAIS ATIVIDADES SERIAM PRIORITÁRIAS EM UM PLANO DE METAS DE LONGO PRAZO PARA A ACADEMIA? Viabilizar um projeto focado, uma utopia, para a Academia, que certamente seria um agente motivacional, para todos os acadêmicos.
*PAULO ROBERTO PRATES
7) ESTABELECER CRITÉRIOS PARA PREMIAÇÕES. Criar no Regimento Interno, o (os) Prêmio (s) da Academia e um rigoroso critério de concessão. Hoje parte da diretoria a iniciativa.
8) CRITÉRIOS PARA DAR O TITULO DE SÓCIO CORRESPONDENTE.
*SERGIO DE PAULA RAMOS
9) DEIXAR MAIS CLARO O ARTIGO “Contribuir para o desenvolvimento e progresso da Medicina e Ciências Correlatas….
10) CONSELHO CONSULTIVO DE EX-PRESIDENTES, COM SUAS ATRIBUIÇÕES. Utilizar em benefício da Academia a experiência adquirida, na condição de ex-presidente, e mantê-los ativos na Academia.
*SANTO PASCUAL VITOLA
11) PARÂMETROS PARA A COBRANÇA DA TAXA ACADÊMICA – VALOR. Atualmente quem decide é a diretoria vigente por ocasião da admissão de novos Acadêmicos.
12) MANTER O ARTIGO 23 – PARAGRAFO ÚNICO. JUBILAÇÃO COM 20% DE AUSÊNCIA NÃO JUSTIFICADA? Este critério está adequado ou merece alguma adequação a nossa realidade? Discutir o conceito de “cadeira vitalícia”.
*LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA
13) GESTÃO DE UM ANO, COM OU SEM REELEIÇÃO?
14) PROPOSTAS PARA FAZER COM QUE OS ACADÊMICOS FREQUENTEM COM MAIOR ASSIDUIDADE NAS REUNIÕES CIENTÍFICAS?