Pesquisar

Cultura Tcheca e Rio Grande do Sul: Uma exposição para celebrar conexões

A exposição Gigantes da Cultura Tcheca, inaugurada em 5 de dezembro na Biblioteca Pública do Estado (BPE), em Porto Alegre, destaca figuras marcantes da cultura tcheca e suas conexões com o Rio Grande do Sul.

Com curadoria do jornalista Salus Loch, coordenador da Casa da Memória Unimed Federação/RS, a mostra apresenta obras dos escritores Franz Kafka e Karel Čapek, além de destacar o pintor Francis Pelichek e o poliglota e escritor Francisco Valdomiro Lorenz, que fez do Rio Grande do Sul sua casa. Pela primeira vez no Brasil, o trabalho do artista contemporâneo Pavel Roučka também está em exibição.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, como a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, e a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo. Também participaram o Dr. Nilson Luiz May, presidente da Unimed Federação/RS e membro titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, e o Acadêmico Gilberto Schwartsmann, que contribuíram com livros raros de seus acervos pessoais para a exposição.

A mostra celebra a riqueza cultural tcheca e fortalece os laços históricos e culturais entre a Tchéquia e o Rio Grande do Sul. Com entrada gratuita, a exposição Gigantes da Cultura Tcheca estará aberta ao público até 28 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Leia aqui a matéria completa.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-12-11-at-6.34.45-PM-2-768x1024.jpeg
/Fotos: Cristiane Von Appen e Adriana Bagatini