Com apenas 11 anos, Antônio Nocchi Kalil foi tão insistente ao questionar um jovem estudante de Medicina sobre os detalhes e peculiaridades do curso, que o doutorando, direcionado à residência em Psiquiatria, saiu daquele encontro com uma convicção inabalável: aquele garoto de Bagé, sem dúvida, seria médico. Hoje, nascido em 11 de janeiro de 1963, no lar de Antônio Fued Kalil e Maria do Carmo Nocchi Kalil, Antônio é um renomado cirurgião especializado em cirurgias do aparelho digestivo e transplantes hepáticos. O episódio mencionado só foi relembrado porque, em 2019, Paulo Belmonte de Abreu, psiquiatra e acadêmico, comentou o ocorrido quando Antônio ingressou na Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), onde ambos são confrades. Antônio se declara honrado por pertencer à Academia, cercado de colegas e professores que ele considera “la créme de la créme”, expressão que ele frequentemente usa em francês, língua na qual se comunica com seus mestres em Paris.
Desde 2018, Antônio é Membro Honorário da Académie Nationale de Chirurgie em Paris, França, e, em 2017, foi designado Membro Correspondente Estrangeiro pela Academia Argentina de Cirurgia, em Buenos Aires.
Aos 5 anos, iniciou sua formação estudantil em Bagé, na residência da professora Branca Brum Ramos, e concluiu os estudos escolares no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na mesma cidade. Aos 14 anos, mudou-se para a capital, onde cursou o científico no Colégio Rosário. Influenciado pelo tio Michel, anestesiologista, decidiu ingressar na faculdade de Medicina, sendo admitido na Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, hoje UFCSPA, onde se graduou em 1985.
Realizou residência médica em Cirurgia Geral na Santa Casa de Porto Alegre e obteve o mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS, com pesquisa focada em pancreatite crônica. Com uma bolsa da CAPES, realizou doutorado sanduíche na Universidade de Paris/Faculdade de Medicina Paris Sud, no Centro Hepato Biliar do Hospital Paul Brousse, em Villejuif. Durante esse período, conheceu sua futura esposa, Iracema Marinho, com quem teve dois filhos, Isabella e Vitor. Ambos estavam na França para se aperfeiçoar em suas respectivas áreas — ela em Odontologia —, o que ele brinca ser uma “lua de mel de um ano em Paris.”
Em 1995, defendeu seu doutorado na UFRGS, com uma tese sobre a rejeição no transplante hepático. Nos anos de 1992 e 1993, fez aperfeiçoamento no Centro Hepato Biliar, do Hospital Paul Brousse, onde obteve o Diploma Universitário de Cirurgia Hepatobiliar e Transplante Hepático da Universidade de Paris XI, Faculdade de Medicina Paris Sud. Durante seu aprendizado em Paris, conviveu com o médico Henri Bismuth, considerado o “pai da cirurgia de fígado” no mundo, com quem mantém contato até hoje. Juntos, formam uma comunidade peculiar que une amigos e cientistas em uma confraria que troca informações privilegiadas e antecipa inovações no meio médico internacional. Este grupo seleto, chamado “Compagnons,” se reúne anualmente no país de origem de um de seus membros. Em 2016, Kalil foi o anfitrião orgulhoso do encontro em Porto Alegre.
Kalil ingressou na UFCSPA como professor adjunto em 1995 e também no corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde foi Chefe do Serviço de Cirurgia Geral e do Serviço de Cirurgia Oncológica por mais de 10 anos. Atualmente, é coordenador do Programa de Transplante Hepático e Cirurgia do Aparelho Digestivo da instituição. Em maio de 2019, tornou-se Diretor Médico de Ensino e Pesquisa da Direção Executiva da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Kalil é sócio ativo de diversas sociedades médicas, incluindo o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica. Foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association (IHPBA), sendo também membro associado da American Hepato-Pancreato-Biliary Association e da IHPBA. Ocupou diversos cargos nessas sociedades, destacando-se a presidência do Capítulo Brasileiro da IHPBA e a vice-presidência do Diretório Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Além disso, atuou como presidente da Sociedade de Cirurgia Geral do RS, Mestre do Capítulo RS do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e foi sócio-fundador e primeiro Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica/Capítulo RS.
Kalil também foi membro do Comitê de Relações Internacionais da American Hepato-Pancreato-Biliary Association por dois anos. Desde 2002, faz parte dos Compagnons Hepatobiliares, um grupo restrito de ex-alunos do Prof. Bismuth, chefes de Serviços de Cirurgia Hepato Biliar e Transplantes em diferentes continentes. Em 2009, recebeu o “C.W. Hall Award” pela Academy of Surgical Research.
Publicou o clássico da especialidade “Fígado e Vias Biliares: Clínica e Cirurgia” (Revinter, 2000), além de assinar aproximadamente 50 capítulos de livros, 270 resumos em anais de congressos e mais de 150 publicações em revistas nacionais e internacionais.
Entre seus hobbies, destaca-se a paixão pelo Internacional e as visitas à sua propriedade rural em Aceguá, na fronteira com o Uruguai, onde reencontra o cenário que o encantava na infância, nas estâncias dos pais de seus amigos. Em uma dessas visitas, na companhia de um estudante de veterinária e irmão de um amigo, Kalil ajudou em uma cesariana de uma vaca. Ainda hoje, diverte-se contabilizando essa intervenção, dividida com o companheiro de façanha, Gedeão Pereira, presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), como a primeira de sua carreira de cirurgião.
Assista ao depoimento completo do Acadêmico no vídeo disponível abaixo.