Pesquisar

Depoimento com Acadêmicos – Dr. Gilberto Tubino da Silva

Afirmando que sequer desconfiava que protagonizava, em 1976, em Passo Fundo, uma proeza inédita em nível nacional, ele se diz realizado como um dos criadores da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular no currículo das Faculdades de Medicina do Brasil, a partir da pioneira UPF. E, por essa razão, acrescenta ele, foi agraciado com a Medalha do Mérito René Fontaine, a maior láurea que a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular outorga a seus membros.

O galardão, que homenageia o famoso médico francês com rosto impresso em bronze, está guardado com carinho e reverência no escritório da residência do Acadêmico Gilberto Tubino da Silva, na cidade do Planalto Médio, onde sempre exerceu a Medicina, especialmente no Hospital São Vicente de Paulo, e a docência na UPF, até aposentar-se.

No final de novembro, hospedado no Hotel Plaza São Rafael, após visitar as filhas que moram na capital, aos 85 anos, o membro oficial da Ordem do Mérito Angiológico René Fontaine desde 1987 contou um pouco de sua trajetória, com orgulho e humildade, sem jactar-se de façanhas.

No histórico oficial do São Vicente de Paulo, seu nome é destacado como integrante da equipe que realizou os primeiros transplantes renais da instituição, em 1981 e 1986. É citado também como o idealizador da biblioteca, em 1979.

Nascido em Quaraí, em 28 de novembro de 1939, Gilberto é filho de Oceano Gomes da Silva e Zilah Tubino da Silva. Estudou no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, e formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1961. Realizou estágio de cirurgia geral na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, de 1962 a 1964.

Nessa época de turbulência política no país, sob o regime militar, teve militância estudantil de oposição ao governo e chegou a ser preso. Mudando-se para o Rio de Janeiro, em 1970, foi residente no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital da Gamboa, sob supervisão do Professor Ruben Carlos Mayall.

Realizou pós-graduação e mestrado no Instituto Policlínico de Barcelona, no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Professor Fernando Martorell, de 1972 a 1974. É especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, desde 1976.

É Professor Titular concursado da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Foi chefe do Departamento de Cirurgia e, posteriormente, diretor da Faculdade de Medicina da UPF, de 1986 a 1992.

É membro da Academia Passo-Fundense de Medicina desde 1970, da qual foi presidente. Também presidiu a Sociedade Gaúcha de Cirurgia Vascular de 2006 a 2010.

Tem inúmeros artigos publicados em revistas médicas no Brasil e no exterior. Criou e editou a revista médica Rua, da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, e a da Unimed do Planalto Médio, da qual foi editor-chefe.

Participou como autor de trabalhos em inúmeros congressos médicos no Brasil e no exterior.

Foi Fellow no International College of Surgery, em 1981, e é membro do International Society for Vascular Surgery desde 2005.

Fundou e coordenou o Programa de Pós-graduação em Cirurgia Vascular do Hospital São Vicente de Paulo, da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenou o Programa de Residência Médica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de 1980 até 2014 e também o Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular no Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

Casado com Maria da Conceição Reinelli Bueno (in memoriam), é pai da psiquiatra Gilmara, da advogada Cristina, do cirurgião vascular Alexandre e do procurador Paulo Rogério. Tem três netos: Arthur, Felipe e Augusto.

Assista ao depoimento completo do Acadêmico no vídeo disponível abaixo.