Pesquisar

Depoimento com Acadêmicos – Dr. Jorge Lima Hetzel

São tantos e tão caros os motivos de orgulho na trajetória profissional do Acadêmico que ocupa a cadeira 54 da ASRM que ele tem dificuldades de hierarquizá-los. O primeiro citado poderia ser, por exemplo, o fato de ter legado a paixão pela medicina a dois filhos e ainda a um neto? Ou, quem sabe, elegeria, primeiramente, o fato de ter contribuído decisivamente para a ascensão da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre como Universidade, com a criação, em sua gestão como Diretor, dos cursos de Biomedicina e Nutrição?

Poderia ser listada, da mesma forma marcante, sua participação em um grupo coeso, harmônico e diferenciado, no Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Porto Alegre, referência e inspiração de médicos pneumologistas. E a conquista do título de Cidadão de Porto Alegre, concedido pela Câmara de Vereadores da capital, em 2014, que ainda emociona o homem que nasceu na vila de Quinze de Novembro, no interior de Cruz Alta, em 23 de outubro de 1946, no lar simples do suinocultor Orlando Hetzel e da técnica de Contabilidade Eva Carmen Lima Hetzel?

Por fim, é importante valorizar a jornada com o seu ingresso na ASRM, estimulado pelo mestre Bruno Carlos Palombini, em 22 de novembro de 2002. Este acadêmico, o Dr. Jorge Lima Hetzel, valoriza, do mesmo modo, todos estes acontecimentos, atribuindo a cada momento um significado especial e duradouro de honradez, amor próprio e felicidade com o que realizou.

Avô do Dr. Guilherme Moreira Hetzel, médico-residente em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e pai do médico pneumologista e intensivista Márcio Pereira Hetzel, da médica anestesiologista Isadora Pereira Hetzel e do piloto comercial Gustavo Pereira Hetzel, residente no Qatar e comandante de aeronave da Qatar Airways, todos do casamento em primeira núpcia com Carmen Suzana Pereira. Tem dois filhos do afeto, como diz, referindo-se a Aline e Fabricio, filhos de sua esposa, Miriam Jane Ritter.

Após os estudos iniciais no Grupo Escolar de Vila Quinze de Novembro, cursou o Ginasial no Ginásio Cristo Redentor em Cruz Alta e o Científico em Santa Maria, no Colégio Santa Maria. Prestou vestibular para a Universidade Federal de Santa Maria, sendo aprovado para Farmácia e Bioquímica e Medicina, tendo concluído o curso de Medicina com o segundo lugar da turma em 1970. Em Porto Alegre, fez residência médica em pneumologia no Pavilhão Pereira Filho da ISCMPA em 1971/72 e doutorado na UFRGS.

A partir de 1973, no Pavilhão Pereira Filho, orientado pelo mestre Bruno Carlos Palombini, junto com Nelson Porto, José Camargo, José Moreira, Luiz Carlos Corrêa da Silva e José Carlos Felicetti, formou uma equipe de convívio harmônico que jamais brigou nem se deixou seduzir por interesses individuais, predominando o sentimento e as ambições coletivas em busca da excelência médica.

Como médico, ingressou no corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em 1973. Foi Diretor Médico do Pavilhão Pereira Filho – Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica por 8 anos. Diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa por 13 anos. Como doutorando, médico-residente, médico do corpo clínico e dirigente, completou em 2021 53 anos de atuação na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Consequência da prática médica, a partir de 1973 a docência foi vivenciada, inicialmente como auxiliar de ensino na Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da então Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), passando por professor assistente, professor adjunto e professor associado. Em 1996, chegou a ser Diretor da então Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, cargo que exerceu por 8 anos. Nesse período, foi responsável pela criação dos cursos de Biomedicina e Nutrição, passo inicial para a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, foi presidente desta última por 3 anos. Atuou na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), coordenando a prova de seleção para a Residência Médica por cinco anos. Durante 3 anos, coordenou o Programa de Controle da Tuberculose na segunda Região Sanitária do Rio Grande do Sul, com sede em Novo Hamburgo.

Coautor e colaborador dos livros “Compêndio de Pneumologia” (Ed. Byk) e “Asma Brônquica – Manejo Clínico” (Ed. Artes Médicas). Foram publicações que influenciaram toda a pneumologia do país. Autor de 84 capítulos de livros e mais de 180 temas científicos publicados em periódicos no Brasil e no exterior, além de duas centenas de palestras. Também foi paraninfo, homenageado de honra ou professor homenageado em dez turmas de formandos em Medicina da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.

Conheça mais sobre a trajetória do Acadêmico no vídeo completo disponível abaixo: