Quando a frágil caturrita de estimação da família debateu-se com desespero, sem conseguir livrar a pata presa na grade da gaiola, foi o caçula, de 11 anos, que acalmou a aflição da mãe. Com serenidade retirou a ave cuidadosamente da gaiola e em seguida recorreu a dois palitos de fósforos que uniu com fita de esparadrapo em torno da pata quebrada, montando uma tala. A admirada dona Flora vaticinou o futuro profissional do filho. “Vamos ter um médico ortopedista na família!”, celebrou.
Afinal, onde teria se inspirado o guri nascido em 27 de junho de 1948, em Pelotas, quando sequer se conhecia a TV, muito menos a disseminação das comunicações eletrônicas e a parafernália tecnológica dos anos seguintes, de celulares, internet, redes sociais?
Assim vocacionado para curar dores alheias, o menino seguiu a carreira médica, na faculdade da UFRGS, a partir de 1967, mas ao contrário da profecia materna escolheu outra especialidade para cumprir a residência, a Pneumologia, talvez influenciado pela morte precoce do pai, Jaime Chatkin, aos 50 anos, vitimado por infarto provocado pelo excessivo uso do tabaco. Possivelmente por isso, elegeu o combate ao fumo como ponto principal de sua atuação pneumológica. Ao recordar o pai, o Acadêmico José Miguel Chatkin costuma com orgulho e emoção resgatar detalhes da saga do pai emigrante da Ucrânia, chegando ao Brasil em 1928.
Os avós maternos chegaram, ao Brasil em 1903, oriundos da Bessarabia, na Europa Centro-Oriental, atualmente Moldávia.
O futuro Dr. José Miguel classificado para cursar Medicina na UFRGS no período 1968-1973. Ao término da Faculdade de Medicina, ao ser aprovado no Educational Commission for Foreign Medical Graduates Test (ECFMG), exame de proficiência em inglês, conseguiu vaga de residência em Clínica Médica no Chicago Cook County Hospital. Em 1974, iniciou Residência Médica em Pneumologia na Santa Casa/Pavilhão Pereira Filho, onde conviveu com mestres inesquecíveis como Nelson Porto, José Moreira e Bruno Palombini e com colegas que se tornaram amigos, como os acadêmicos José Camargo, Rogerio Xavier e Jorge Hetzel, que lhe ensinaram medicina, ética e cidadania.
Ao término desta fase (1976), passou a atender no Ambulatório de Tisiologia na Unidade Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde e Meio Ambiente (SSMA-RS), em Viamão, mas no semestre seguinte passou ao cargo de Supervisor do Programa de Controle da Tuberculose para a 2ª Região Sanitária, peri-metropolitana com sede em Novo Hamburgo.
Foi aprovado ao cargo de professor na recém-criada Faculdade de Medicina da PUCRS. A partir de agosto de 1976, lecionou a Disciplina de Medicina Interna/Pneumologia da Faculdade de Medicina, evoluindo de Professor Assistente, Adjunto a Titular em 1996. Concluiu o Mestrado no Curso de Pós-Graduação em Medicina na UFRGS, área de concentração em Pneumologia em 1980. A defesa de tese de Doutorado no mesmo Programa da UFRGS ocorreu em 1994.
Atualmente, o Acadêmico está na coordenação do Serviço de Pneumologia da PUCRS, posição que chefia desde 2004. Foi um dos coordenadores da Pós-Graduação em Medicina (Lato Sensu), em nível de Extensão, Especialização e Residência Médica (COREME), posição em que permaneceu por mais de 10 anos como Coordenador Geral da Residência Médica do Hospital São Lucas da PUCRS. Trabalhou continuamente no Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da PUCRS por 46 anos.
O Dr Chatkin coordenou a criação, implantação, implementação e acompanhamento do Programa DRA/SSMA-RS (Doenças Respiratórias Agudas em Menores de 5 anos de Idade), sob coordenação da SSMA-RS. Este programa teve ampla repercussão e foi estendido pelo Ministério da Saúde a todos estados do Brasil e, a seguir, a OPS/OMS levaram-no aos países da América do Sul e alguns países africanos lusófonos.
Com apoio financeiro da CAPES/CNPq e da PUCRS realizou pós-doutorado na University of Toronto, no Canadá. Estudou por dois anos o tema Óxido Nítrico Exalado (NOex) como Marcador de Inflamação em Vias Aéreas. Ao retornar ao Brasil, participou da Comissão Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da PUCRS e fez parte da Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa em Ética Animal da mesma universidade. Através da Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde / Pneumologia, orientou cerca de duas dezenas de alunos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado e aproximadamente 40 alunos de Iniciação Científica.
Publicou 136 artigos em revistas científicas, foi editor/organizador de sete livros médicos, autor ou coautor de 51 capítulos de livros e mais de 120 resumos de temas-livres publicados. Seu grupo de orientandos recebeu 27 prêmios, sendo 8 internacionais e 19 nacionais.
Durante sua trajetória profissional, desde cedo participou de associações médicas, como a AMRIGS, presidente da SPTRS (Sociedade Pneumologia Tisiologia e Pneumologia do RGSUL) e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
É titular da cadeira 59 da ASRM desde 2022, apadrinhado pela colega pelotense confreira Ana Maria Baptista Menezes. Na atual gestão é 1º secretário da Diretoria (2022-2025).
Assista ao depoimento completo do Acadêmico no vídeo disponível abaixo.