Pesquisar

Depoimento com Acadêmicos – Dr. Lúcio Bakos

Entre os diferenciais pessoais do titular da cadeira número 5 da ASRM, destacam-se a exclusividade de ser o único Acadêmico nascido no estrangeiro e a distinção de ter dado nome a um quadro sindrômico. Filho de Antonio Bakos e Nevenka Bakos, Lúcio Bakos nasceu em 18 de novembro de 1942, na cidade de Zara, na Itália, que, em decorrência das disputas da Segunda Guerra Mundial, passou ao domínio da Croácia e foi rebatizada como Zadar.

A nomeação “Síndrome de Bakos” é um reconhecimento concedido por autores italianos em 2006, publicado no International Journal of Dermatology. Esse título foi uma homenagem à descoberta do Dr. Lúcio, que identificou o décimo quarto caso mundial de pacientes com tumores granulocelulares múltiplos cutâneos associados a alterações sistêmicas. O termo “Síndrome de Bakos” reconhece sua contribuição ao ser o primeiro a apontar as características sindrômicas desse quadro patológico. Lúcio descreve essa homenagem como fruto da “generosidade dos italianos”.

Lúcio realizou o curso primário em Treviso, na Itália, mas completou o ginásio no Brasil, no Colégio Concórdia, e o curso científico no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em 1960, ambos localizados na capital gaúcha. Em 1961, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formando-se em 1966. Em 1967, foi um dos dois primeiros médicos residentes em Dermatologia no Rio Grande do Sul, ao lado de Cláudio Bartelle.

Em 1969, Lúcio ingressou na UFRGS como Auxiliar de Ensino Superior. No ano seguinte, começou a atuar na Secretaria de Saúde do Estado do RS como Médico de Saúde Pública. Durante esse período, trabalhou no Núcleo de Profilaxia da Lepra (atualmente Hanseníase) e no de Doenças Venéreas (atualmente DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis). De 1971 a 1973, graças a uma bolsa da CAPES, realizou especialização no Serviço de Dermatologia do Addenbrooke’s Hospital, da Cambridge University, na Inglaterra.

Em 1971, Lúcio também passou a atender em uma sala na rua Annes Dias, no centro histórico de Porto Alegre, que deu origem à Clínica Bakos. Essa clínica está instalada há 25 anos em um prédio construído em 1924, na rua Coronel Bordini. A fachada centenária da casa foi preservada por incentivo de sua esposa, a saudosa professora de História da UFRGS, Margaret Marchiori Bakos, com quem teve dois filhos: Renato, médico dermatologista, e Maurício, administrador.

Lúcio Bakos fundou, em 1982, o Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No ano seguinte, inaugurou o Programa de Residência Médica em Dermatologia e, posteriormente, o Curso de Especialização em Dermatologia desse hospital, sendo coordenador de ambos. Em 1984, iniciou a “Jornada de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre”, que faz parte do calendário de eventos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB). Essa jornada pontua para o programa de educação médica continuada e atualização na especialidade.

Lúcio concluiu seu Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1986, obtendo o título de Mestre em Medicina (Dermatologia). Em 1988, foi para Londres como Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde realizou pesquisas de Doutorado em Hanseníase na London School of Hygiene and Tropical Medicine, retornando ao Brasil em 1989. Obteve o título de doutor pela UFRJ em 1990.

Lúcio foi Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da UFRGS, sendo o primeiro doutor na área de Dermatologia em Porto Alegre, iniciando a formação de mestres e doutores nessa área. Em 1992, passou em concurso para Professor Titular de Dermatologia na UFRGS. Ao longo de sua carreira, participou de congressos nacionais e internacionais, apresentando mais de 100 trabalhos e palestras, e recebeu nove prêmios. Publicou cerca de 100 artigos em revistas internacionais e nacionais, além de mais de 10 capítulos de livros, sendo tradutor das edições brasileiras de dois livros ingleses sobre hansenologia. Em 1973, foi presidente da seção RS da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da International Society of Dermatology, da European Academy of Dermatology and Venereology e membro vitalício da American Academy of Dermatology. Em 2000, recebeu o título de Membro Honorário da Sociedade Argentina de Dermatologia.

Naturalizado brasileiro em 1965, Lúcio Bakos ingressou na ASRM em 19 de novembro de 2003, a convite de seus professores e acadêmicos Carlos Wallau, Carlos Gottschall e Aloyzio Achutti, conquistando uma “honraria que nunca imaginou receber”.

Assista ao depoimento completo do Acadêmico no vídeo disponível abaixo.