O surpreendente número de 14 médicos na família de descendentes de imigrantes libaneses, dedicados ao comércio, nunca impressionou Renato Abdala Karam Kalil, irmão do Dr. Ricardo e primo de mais 12 profissionais da medicina. Sua explicação é breve e singela: “O grande sonho de árabes e judeus na época era ter filhos médicos. Assim, sempre foi natural para nós que, na hora adequada, seríamos médicos”.
Renato nasceu na cidade de Bagé (RS) em 26 de junho de 1947, o segundo de quatro filhos (Ricardo, Renato Abdala, Leilah Mery e Liliane) do empresário Kalil Abdallah Kalil e de Genfief Karam Kalil, ambos filhos de imigrantes libaneses.
Essa tradição foi quebrada na sua família, construída com Iolanda Maria Abbott Kalil desde 1971, pois nenhum dos três filhos seguiu a profissão do avô. Mariana escolheu ser jornalista e escritora; Conrado é arquiteto; e Lúcia, advogada e empresária.
Renato ingressou no curso primário do Colégio Espírito Santo, em Bagé, aos seis anos de idade. A partir do 5º ano, foi cursar e prestar exames de admissão ao ginásio no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, exclusivamente masculino e mantido pela Sociedade Salesiana. O Colégio Auxiliadora se destacava pela qualidade dos professores e pela rígida formação moral e religiosa. Renato cursou todo o ginásio no Auxiliadora, sendo representante da turma algumas vezes e obtendo boas notas, o que frequentemente o colocava em primeiro lugar da classe e no Quadro de Honra ao Mérito do colégio, entre os cinco primeiros alunos.
Terminado o curso ginasial, foi para Porto Alegre, aos 14 anos, para estudar no Colégio Nossa Senhora do Rosário, da rede marista de educação. Com o irmão, mudou-se para um apartamento da família na rua Coronel Vicente, no centro da capital.
Foi aprovado em quatro vestibulares: dois em Pelotas, na Faculdade Católica e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Optou pela UFRGS, onde conquistou o quarto lugar.
Graduado em 1970, fez mestrado (1980) e doutorado (1987) em Medicina: Cardiologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor titular do Departamento de Clínica Cirúrgica da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), jubilado em 2022. Coordenador do Núcleo de Cardiopatias Congênitas do Hospital Moinhos de Vento, é cirurgião cardiovascular, pesquisador e professor emérito do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia do Instituto de Cardiologia do RS – Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC), onde foi coordenador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) de 1999 a 2002 e diretor científico de 2002 a 2011.
No IC-FUC, criou, entre outras iniciativas, o Laboratório de Cardiologia Molecular e Celular, o Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC-FUC) e o Centro de Telemedicina.
Preside a Cooperativa dos Cirurgiões Cardiovasculares do Rio Grande do Sul desde agosto de 2012; foi diretor de comunicação (Gestão 2008-2009) e diretor de pesquisa (2010-2011) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (2016-2020); pesquisador PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro Titular do Comitê de Assessoramento da Área de Medicina (CA-MD) do CNPq (2005-2010). Coordenou a Rede Gaúcha de Terapia Celular (2010-2014), com apoio FAPERGS/CNPq/PRONEX.
É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Gaúcha de Cirurgia Cardiovascular, Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, The Society of Thoracic Surgeons (EUA), Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), American Heart Association, American College of Cardiology e American Association for the Advancement of Science.
Também é membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular / Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery e dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia – SBC. Tem experiência na área de Cardiologia, atuando em Cirurgia Cardiovascular de Adultos e Cirurgia Cardíaca Pediátrica. Suas principais linhas de pesquisa incluem Fibrilação Atrial, Cirurgia Cardiovascular e Biologia Molecular Aplicada à Cardiologia. Escreve regularmente artigos para revistas científicas e jornais, que reproduz em seu blog.
É membro da ASRM juntamente com os colegas cirurgiões acadêmicos Fernando Lucchese, Paulo Prates, Gilberto Barbosa e Ivo Nesrala, falecido em 2022. A visão empreendedora e a determinação profissional de Ivo viabilizaram, em 1967, um inovador acordo de cooperação com o Governo do Estado, permitindo a uma fundação assumir a gestão do prédio inaugurado em 1969 na rua Princesa Isabel, no bairro Azenha, em Porto Alegre.
Aposentado compulsoriamente da docência há dois anos, Renato atua até hoje no Instituto de Cardiologia e, ainda, no Hospital Moinhos de Vento e no Hospital Divina Providência.
Aos 77 anos, mantém uma propriedade rural na divisa dos municípios de Hulha Negra, Bagé e Aceguá, onde, desde 1988, cria gado de corte da raça Braford, ovinos para lã e carne, e cultiva lavouras de soja, sorgo e arroz, além de fruticultura na produção de azeitonas e azeite de oliva, e silvicultura para produção de madeira de eucalipto para a indústria de celulose.
Com orgulho, revela que suas variedades de azeite de oliva já receberam premiações internacionais e que a filha Lucia estreará no ramo, oferecendo degustação de produtos da família na Expointer em agosto. “É uma atividade diferente da medicina, sem jaleco e bisturi, que agrega renda mas, sobretudo, também dá bastante prazer”.
Assista ao depoimento completo do Acadêmico no vídeo disponível abaixo.