Pesquisar

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil – por Algemir Brunetto


A cada ano, cerca de 500 crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul (RS) e 10 mil no Brasil são diagnosticados com câncer. No passado, era uma doença considerada incurável. Hoje, os índices de cura são superiores a 70%, graças aos avanços nos métodos diagnósticos, terapêuticos e ao desenvolvimento de centros especializados no cuidado dessa enfermidade. No Brasil, ainda sofremos com a falta de recursos e com o número pequeno de serviços de excelência em oncologia pediátrica, o que impacta diretamente nas taxas de cura da doença em crianças e adolescentes. No RS podemos observar uma grande melhoria nesses índices nos últimos 20 anos, sendo um dos estados com maior taxa de sobrevivência do câncer infantojuvenil do país, graças à rede de Hospitais com tratamento de excelência para câncer infantojuvenil.

Neste dia 23 de novembro, acontece o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, que tem como objetivo divulgar a importância de promover ações educativas, alertando sobre sinais e sintomas da doença, estimulando debates e eventos sobre a necessidade de políticas públicas na atenção integral a crianças e adolescentes com câncer, e também para divulgar avanços técnico- científicos na área.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para apoiar a causa, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) desenvolve, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais da Saúde, empresas, escolas e entidades, ações visando implementar avanços no diagnóstico, tratamento da doença e apoio social aos pacientes e suas famílias. E é pelo apoio de parceiros comprometidos com a causa que o ICI consegue manter projetos e programas assistenciais que aprimoram o cuidado da criança com câncer.

Um exemplo desses projetos é o TELE ONCOPED, um programa de telemedicina desenvolvido em colaboração com o governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS). A iniciativa se destaca pelo seu caráter inovador ao empregar a telemedicina como uma ferramenta para agilizar e simplificar o atendimento de crianças e adolescentes com suspeita de câncer. Através do número 0800 051 2121, médicos e profissionais da saúde de qualquer cidade do Estado podem entrar em contato com especialistas do ICI para discutir casos, compartilhar as tomadas de decisões e agilizar a realização de exames e transferências para os 6 hospitais do Estado especializados no tratamento do câncer infantojuvenil. Além disso, o projeto disponibiliza um ambulatório de triagem para avaliação presencial de casos mais complexos, uma plataforma digital para registro dos casos e envio de exames (podendo ser acessados pelo médico assistente a qualquer momento e facilitar o acompanhamento dos casos que estão em investigação diagnóstica), e uma plataforma de capacitação 100% EAD, para treinar profissionais de saúde a reconhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

O Projeto TeleOncoped é um exemplo notável de como a tecnologia e a colaboração entre instituições e gestores da área saúde pública podem efetivamente aprimorar o diagnóstico precoce e a qualidade do tratamento do câncer infantojuvenil. Neste DNCCI, o ICI reafirma seu compromisso em ampliar continuamente os esforços no combate ao câncer.