Quando o próprio presidente da Academia, médico experiente e de tão reconhecida trajetória profissional como Carlos Henrique Menke, admite que “aprendeu muito” com a palestra do médico Luis Beck da Silva Neto, pode-se concluir, com segurança, que o programa Novos Talentos e o projeto decorrente chamado Curso de Educação Social em Saúde atingem, de fato, seus objetivos.
A aula do Novo Talento Luis Beck foi valorizada pela intervenção filosófica do seu tutor, o acadêmico Waldomiro Manfroi, que aproveitou para fazer um tributo à importância da ciência e da multiplicação do conhecimento, que o curso se propõe alcançar ao compartilhar saberes com a comunidade leiga.
Lembrando que, no momento atual da pandemia da Covid 19, a polêmica em torno da vacina, remonta ao início do século passado, em relação ao imunizante da varíola, o acadêmico Manfroi comentou a apresentação intitulada “Como podemos prevenir mais de 50% das doenças do coração?”, exibida de modo on line, pela plataforma Zoom, neste sábado (24/10/2020).
Bênção no início de sua descoberta e maldição ao longo do processo civilizatório, o sal, do qual nos tornamos dependentes, é o grande algoz das doenças cardiovasculares, tão letais para a humanidade. Na palestra, o dr. Beck referiu-se aos primórdios, avançou nos estudos contemporâneos e chegou às pesquisas mais recentes, acumulando o conhecimento científico que permite diagnósticos precisos e, especialmente, apontar recursos para a prevenção de males sinalizados por hipertensão, colesterol, diabetes, estresse, depressão e mesmo câncer, através, sobretudo, da mudança do estilo de vida.
Neste sentido, ele lista sugestões de uma rotina com a prática de exercícios físicos regulares, dieta mediterrânea associada à ingestão azeite de oliva extra virgem. a redução de alimentos à base de carbohidratos, a diminuição de bebidas alcóolicas, a eliminação do tabagismo e interação social com familiares e amigos.
O exercício físico, para Beck, pode ser definido como uma “cura milagrosa” graças aos efeitos positivos contra dores, a pressão alta, o colesterol elevado, a obesidade e, mesmo, contra a depressão, ainda que associada à medicação. “O médico deve sempre alertar para o fato de que nenhuma droga tem tanto impacto benéfico”, afirma.
A íntegra da sétima aula do curso está no YouTube, acessível AQUI