“Foi uma das melhores aulas que assisti nos últimos anos”, declarou, vivamente impressionado, o acadêmico Jorge Neumann, imunologista de transplantes, ao final da palestra especial do Dr. Martin Bonamino sobre o tema “Terapias com células CAR-T: Uma revolução no campo das imunoterapias”.
Os participantes do Encontro de Ciência e Tecnologia da ASRM, coordenado pelo acadêmico Roberto Giugliani, na noite de terça-feira (6), certamente saíram muito satisfeitos com a exposição do pesquisador do Instituto Nacional de Câncer e Especialista da FIOCRUZ, que abordou resultados de pesquisas na área de imunologia de tumores e terapias celulares e gênicas para o tratamento do câncer.
Neumann observou que os avanços, tão similares ao que se imaginava como ficção científica, se aproximam de descobertas do tipo do “ovo de Colombo”, que surpreendem pela simplicidade na aplicação do conhecimento científico acumulado.
“Em uma explicação didática e acessível, em seu estado natural, as células T, as mais importantes do nosso sistema de defesa, que nos protege contra infecções e tumores, podem perder a capacidade de “enxergar” as células do câncer.
Já as células CAR -T, produzidas em laboratório derivadas das células T, são obtidas com um processo de modificação para que elas possam readquirir a capacidade de “enxergar” células específicas do câncer e destruí-las, tais como as células das leucemias e dos linfomas.
Como assegura o dr. Bonamino, “a revolução de fato já começou”, permitindo o limiar de um cenário “fascinante e desafiador” a partir do cultivo de células CAR-T.
A enriquecedora e instigante palestra pode ser assistida em detalhes na sua íntegra no YouTube. Clique AQUI para acessar o vídeo.