Com lançamento ocorrido na noite desta quinta-feira, 3, a exposição “Olhar Viajante”, promovida pela Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), permanecerá aberta à visitação pública até 11 de março no Centro Histórico- Cultural da Santa Casa de Misericórdia da capital. A cerimónia inaugural, reunindo acadêmicos autores das 26 imagens, ex-presidentes e convidados no prédio da Avenida Independência, 75, foi marcada por breves pronunciamentos privilegiando o tempo para que todos pudessem desfrutar da beleza das fotografias dos talentos de Miriam da Costa Oliveira, Paulo Belmonte de Abreu, Roberto Giugliani, Jorge Milton Neumann e Sérgio de Paula Ramos.
Apesar das máscaras usadas por todos no primeiro encontro presencial da Academia desde o início da pandemia, há cerca de dois anos, o ambiente foi de fraterna confraternização de velhos conhecidos, alguns acompanhados de familiares. O ex-presidente Aloyzio Achutti, por exemplo, circulava ao lado do filho, o conhecido professor e fotógrafo Luiz Eduardo Achutti que elogiou o nível artístico da exposição.
O presidente da Academia, Luiz Lavinsky, manifestou sua satisfação com a primeira exposição artística da ASRM. Relembrou aspectos importantes da história da fotografia, que democratizou-se a partir das câmeras Kodak há quase 200 anos, chegando ao estágio de massificação permitida pelos celulares.
O curador da mostra Eder da Silveira sublinhou a dificuldade de seleção das obras, no processo iniciado na gestão do ex- presidente Carlos Henrique Menke e viabilizado na gestão atual de Lavinsky, encerrando o ciclo de celebração dos 30 anos da Academia, completados em 19 de maio de 2020. Para Eder, os fotógrafos viajantes não são amadores, tamanha a qualidade técnica das obras que mostram a sensibilidade com que captaram singularidades culturais do Brasil e do mundo,
A diretora cultural Miriam Oliveira salientou o grande número de peças inscritas evidenciando a adesão entusiasmada dos acadêmicos ao certame interno. Agradeceu a cada um dos que contribuíram para o evento e convidou a todos a buscar nas mensagens das fotografias “a alegria que todos estamos precisando bastante nestes últimos tempos”.