Pesquisar

III Encontro de Ciência e Tecnologia da ASRM: A caminho de uma Medicina Individualizada para todos

Lastreada especialmente no sequenciamento genético que é único para cada indivíduo, a Medicina Personalizada ou de Precisão já é está se tornando uma realidade para a humanidade, com perspectivas animadoras em relação à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Entretanto, para assumir a condição de universalidade e poder ser estendida a toda a população, ainda enfrenta vários desafios, principalmente o de ser incluída em políticas públicas de saúde, como alertou o médico geneticista brasileiro que trabalha na Clinica Mayo, dos Estados Unidos, o Dr. Filippo Pinto e Vairo, na terceira edição dos encontros de Ciência e Tecnologia da ASRM, organizados e conduzidos pelo diretor dessa área, acadêmico Roberto Giugliani, desde a Alemanha. Vairo apresentou os conceitos fundamentais da medicina individualizada, teceu comentários sobre a sua utilização nas doenças raras, mas também relatou casos concretos nos quais o sequenciamento genético foi utilizado com sucesso para o enfrentamento de doenças mais comuns, exemplificando situações nas áreas de nefrologia e reumatologia. Outros obstáculos, listados pelo dr Vairo, durante a apresentação que fez nesta terça-feira, dia 26, intitulada “A Caminho de uma Medicina Individualizada para Todos”, incluem a busca de fontes de financiamento, a confidencialidade dos dados, a cooperação interdisciplinar e a necessidade de mais pesquisas.

Para o presidente da Academia, Luiz Lavinsky, a evolução científica e tecnológica da Medicina, exposta no programa da ASRM de Ciência e Tecnologia, evidencia a necessidade de reformar o ensino nas residências médicas para contemplar esses avanços da medicina. Vairo afirma que existem também outras discussões a serem feitas em nível ético e âmbito legislativo para, um dia quem sabe, se poder ter o genoma de todos os habitantes do planeta sequenciado.

Caminhando nesse sentido, como o Dr Vairo revelou, o Brasil já tem um programa inédito recentemente lançado qie vain contribuir muito para a área de Medicina de Precisão. Chamado de “Genomas Brasil”, o projeto prevê o mapeamento genético de 100 mil brasileiros, criando um dos maiores bancos multiétnicos de dados genômicos do mundo.

Filippo Pinto e Vairo

Nascido no Acre, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e com Residência em Genética Médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre o Dr. Filippo Pinto e Vairo é especialista em Genética Médica pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica. É Mestre em Ciências Médicas pela e Doutor em Genética e Biologia Molecular, ambos os títulos obtidos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez ainda Pós-Doutorado na Mayo Clinic, em Rochester, MN, EUA. É Editor assistente do Journal of Inborn Errors of Metabolism and Screening. Foi Médico Geneticista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre até 2018, e atualmente é Associate Consultant no Department of Clinical Genomics e no Center for Individualized Medicine da Mayo Clinic, MN, EUA e Assistant Professor em Medical Genetics na Mayo Clinic College of Medicine and Sciences.