Pesquisar

Isolamento social mudou rotina de reuniões da Academia em 2020

Obrigados ao distanciamento social determinado pela ciência por meio dos médicos que estudam a pandemia, a direção da Academia teve que se adaptar a uma nova maneira de comunicação não presencial entre os diretores e com os acadêmicos, além de modificar seu funcionamento administrativo igualmente remoto. Assim, todas as reuniões deste ano aconteceram de modo virtual e provavelmente continuarão deste modo até a descoberta de uma vacina. Através da plataforma zoom, os encontros têm congregado acadêmicos e convidados.

Chegou-se a uma audiência média de 50 a 60 participantes ocupando a tela de cada sessão interativa.

A modalidade permite que se possa participar de qualquer local sem ter que realizar deslocamento físico – embora consideremos a relação presencial insubstituível em sociedades como a nossa Academia.

A Academia agradece a cada um dos acadêmicos que prestigiam os eventos. E manifesta a honra de receber convidados ilustres como o presidente da Academia de Medicina do RJ, Luiz José Martins Romêo Filho, o presidente do Cremers Carlos Isaia Filho, a diretora da faculdade de Medicina da UFRGS, Lúcia Maria Kliemann, a diretora do HCPA, Nadine Clausel e os colegas que nos enriqueceram compartilhando seus conhecimentos científicos como o academico José Luis Reis Rosati, da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e o dr. Afonso Luis Barth, do centro de Pesquisa Experimental do HCPA.

A Academia ainda solicita a colaboração dos acadêmicos para produzir ou sugerir conteúdo para este novo site da entidade.

Muito obrigado.

Carlos Henrique Menke, presidente