Pesquisar

Lançamento de livro: encerramento institucional com chave de ouro

Com a presença do provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, de autores, acadêmicos, colegas de profissão e convidados, foi lançado o livro “A Trajetória das Especialidades Médicas no RS” no Centro Histórico Cultural do complexo hospitalar, nesta quarta-feira, dia 18.

Elaborada por integrantes da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM), com organização da presidente Miriam da Costa Oliveira e dos acadêmicos Darcy Ribeiro e Paulo Prates, a obra resgata, de modo pioneiro, o surgimento, a evolução e a consolidação de 25 especialidades praticadas no estado.

Simboliza, também, o encerramento institucional da entidade com chave de ouro em 2024.

Para a presidente, a publicação representa mais uma etapa vencida no planejamento estratégico da gestão que lidera, visando ao cumprimento das missões da ASRM, entre as quais a preservação e a valorização da memória da medicina gaúcha.

Em sua manifestação na solenidade, o acadêmico e diretor de Memória da Medicina da entidade, Paulo Prates, ressaltou a importância da homenagem à Santa Casa, realizada na capa do livro, por meio de uma aquarela colorida que retrata uma fachada do hospital. “A Santa Casa é o berço da maioria das especialidades médicas abordadas no livro”, disse ele.

Para o acadêmico e segundo vice-presidente Darcy Ribeiro, o livro é “um documento literário essencial que celebra e perpetua uma trajetória que muito nos orgulha e que sustenta a reconhecida excelência da Medicina do RS”.