É com profundo pesar que a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina comunica o falecimento do Acadêmico Gilberto Venossi Barbosa, renomado cirurgião cardiovascular, ocorrido na madrugada deste domingo, 16 de março, em Porto Alegre.
Nascido em 30 de julho de 1939, em Passo Fundo, Dr. Gilberto deixa um legado inestimável para a medicina brasileira. Foi referência nacional em cirurgia torácica e cardiovascular, dedicando-se por mais de 50 anos ao exercício da medicina e à formação de novos cirurgiões. Fundador dos departamentos de Cirurgia Torácica e Cardiovascular de diversas instituições, presidiu a Sociedade Gaúcha de Cirurgia Cardiovascular, o Departamento de Cirurgia Torácica da AMRIGS, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e a Câmara Técnica do CREMERS.
Foi um dos idealizadores da Residência Médica e Especialização em Cirurgia Cardiovascular da SBCCV e responsável pela implementação do acesso direto à Residência Médica. Introduziu a modalidade Hands-on no 37º Congresso da SBCCV, contribuindo para a capacitação de cerca de 3 mil cirurgiões. Sua atuação também se estendeu a diversas instituições internacionais, incluindo a The Society of Thoracic Surgeons (EUA) e a The European Association for Cardio-Thoracic Surgery.
A Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, em nome de sua Presidente, Dra. Miriam da Costa Oliveira, manifesta solidariedade à esposa, filhos, netos, familiares e amigos.
O velório será realizado nesta segunda-feira, 17 de março, na Capela 9 do Cemitério Ecumênico João XXIII, em Porto Alegre, das 9h às 16h.
Nos despedimos de um mestre cuja dedicação e legado seguirão inspirando gerações.