O Acadêmico Darcy Ribeiro Pinto Filho destacou aos presentes na Reunião Científica que ocorreu no dia 27 de abril a viabilização do Núcleo de Educação Médica da ASRM.
Formado inicialmente por ele e pelos Acadêmicos Claudio Marroni, Sérgio Martins Costa e Paulo de Abreu, o grupo realizou seu primeiro evento com palestras sobre Formação Médica Contemporânea. O Núcleo, no formato atual, incorporou as Acadêmicas Liselotte Menke Barea e Maria Helena Itaqui Lopes, além do secretário Acadêmico José Miguel Chatkin.
(E) Coordenador do Núcleo de Educação Médica da ASRM, Acadêmico Darcy Ribeiro Filho, Diretor de Comunicação da ASRM, Acadêmico Paulo Belmonte de Abreu, Acadêmico e Diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Porto Alegre, Dr. José de Jesus Camargo, Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS, Dr. Eduardo Trindade, Vice-Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Dr. Asdrubal Falavigna e Acadêmico Sérgio Martins-Costa.
REFLEXÃO E POSICIONAMENTO
De acordo com o Acadêmico, autor da proposta de criação, o Núcleo, constituído por acadêmicos interessados no assunto e dispostos a construir fóruns para discussão do tema, é o braço explícito da Academia a contribuir com reflexões, proposições, projetos e posicionamentos junto às instituições médicas de ensino, defesa, regulação e associação para o exercício da Medicina. “O núcleo deverá promover cenários inclusivos, fundamentalmente para os docentes e discentes interessados”, salienta ele. “Também terá caráter consultivo quando se fizer necessário e pertinente.”
O Acadêmico destaca, entre os marcos conceituais, que a educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplina. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. E ainda que “o ensino é a ação e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.”
Segundo ele, aparentemente sutil, a diferença entre educar e ensinar nem sempre é percebida quando a discussão é formação médica. Objetivamente, a inserção da ASRM nesta pauta, considerando seu grupo constituído, estaria muito mais afeita a contribuir para a educação do que para o ensino médico, sendo este desenvolvido pelas instituições de ensino propriamente.