Pesquisar

Percurso da Faculdade Católica e Infância da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre por uma protagonista

As manifestações elogiosas, permitidas pelo formato da live, através da interatividade de mensagens no chat, não se estenderam apenas à qualidade da apresentação “Percurso da Faculdade Católica e Infância da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)”, de autoria da presidente da ASRM, Miriam da Costa Oliveira, nesta terça-feira (11), no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre.

Além da contribuição documental à história da própria Medicina rio-grandense, o conteúdo da palestra contemplou um diferencial enriquecedor do resgate: a vivência efetiva da protagonista na construção da jornada da instituição.
Miriam Oliveira foi aluna (graduada em 1975 na 10ª turma), docente, vice-diretora, diretora, reitora pró-tempore e reitora eleita e reeleita na fase conhecida como de grande transformação da faculdade, cuja criação oficial remete a março de 1953 – portanto, há exatos 72 anos.

Durante cerca de uma hora, na live conduzida pela médica e historiadora Leonor Schwartsmann, a partir das 19h de ontem, a acadêmica revelou detalhes da trajetória dividida em três fases. A primeira data de 1953 a 1996. Em seguida, vem o período de 1997 a 2007 e, depois, a etapa final de seu acompanhamento como reitora, de 2008 a 2017.

Miriam citou dois livros que tratam da trajetória da Universidade desde os primórdios. “UFCSPA – Nascimento e Expansão de uma Universidade Especializada” é de autoria de Rodrigo de Oliveira Lemos. O outro, “Memórias da Criação da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre”, tem dois autores integrantes da ASRM: Telmo Pedro Bonamigo e a própria presidente da Academia.